quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Ciência sem Fronteiras com inscrição aberta até dia 30


Ciência sem Fronteiras com inscrição aberta até dia 30

A inscrição no edital interno de pré-seleção para estudantes do IFPB interessados em se candidatar nas chamadas abertas pelo Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) termina em 30 de setembro. O candidato deve se inscrever simultaneamente nesse Edital e no site do Programa, mas somente quem for aprovado na seleção do Instituto terá a inscrição homologada.Confira o edital e os anexos da Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (Arinter).

A documentação necessária, incluindo anuência da coordenação do curso, precisa ser enviada para o e-mail csf.documentos@ifpb.edu.br As bolsas de graduação-sanduíche estão sendo ofertadas para a Polônia, Estados Unidos, Alemanha, França, Itália, Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Finlândia, Holanda, Nova Zelândia, Reino Unido, Suécia, Noruega, Irlanda, China, Hungria, Japão e Áustria. As inscrições no site do Ciência sem Fronteiras para essas chamadas já estão abertas.

Para se inscrever no Ciência sem Fronteiras, é preciso estar em um dos cursos prioritários do Programa e ter integralizado entre 20% e 90% da carga horária, entre vários outros requisitos. Outro pré-requisito é CRE superior a 60 e o aluno precisa estar atento a diplomas de proficiência que a instituição exigir.

Uma oportunidade é fazer a prova gratuita do Toefl ITP que o Governo oferta gratuitamente pelo Inglês Sem Fronteiras. Segundo Valter Ângelo Junior, da Arinter, os alunos não devem demorar a se inscrever para que a data da prova não seja tardia e o resultado do teste não chegue depois do prazo da chamada.

A previsão é que até o final de outubro, o Instituto Federal divulgue o resultado dessa seleção interna. Mas, a aprovação interna não interfere na seleção que a Capes e o CNPq fazem para o envio dos estudantes para o curso no exterior. O IFPB já tem mais de 100 estudantes do ensino superior que participaram da graduação sanduíche, de campi diversos. O Canadá é o país que recebeu o maior número de estudantes do IFPB.

 

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Seguidores