sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Estatístico aponta segundo turno nas eleições do RN

Estatístico há mais de 30 anos, presidente da Associação dos Institutos de Pesquisa e diretor do Instituto Certus, Mardoni França, declarou haver ampla possibilidade de ocorrer um segundo turno no pleito para o Governo do Rio Grande do Norte este ano. Ele afirmou ainda, em entrevista a rádio 94 FM que a deputada Fátima Bezerra (PT) será eleita para o Senado Federal.

“Há uma tendência de que a campanha caminha para a definição de um segundo turno, em termos de uma previsão probabilística, dada a performance de cada um dos candidatos. Há uma chance, uma probabilidade de acontecer em torno de 60% e de não acontecer em torno de 40%”, destacou.

Durante a entrevista concedida ao jornalista Alex Viana, o professor de Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) destacou. “A diferença para o segundo turno é de apenas 2,6%. Se Robinson continuar esse crescimento ele deverá atingir o percentual até o fim da eleição”.

Mardoni França também destacou o papel dos institutos de pesquisas no processo eleitoral. “ “Todas as campanhas estão apresentando resultados e um fato importante é que as pesquisas eleitorais têm um teste final, ou seja, os institutos trabalham mostrando resultado durante a campanha e no dia da eleição que é de fato a pesquisa real”.

Sobre o segundo turno, Mardoni apontou. “O segundo turno está na fase de se concretizar”, destacou.

por Marília Rocha

Seguidores