sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Semana de Design da UFRN, a Debulha, tem início este mês

image O evento acontece entre os dias 15 e 19 de setembro e terá como tema “Transborde Design”

Natal/RN – 12 de setembro de 2014 - Com o objetivo de divulgar a cultura do Design em Natal por meio de discussões acadêmicas, entre os dias 15 e 19 de setembro acontece, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Debulha - Semana Acadêmica de Design da UFRN - que já está na sua quinta edição. O público-alvo são estudantes das áreas criativas e pessoas interessadas na temática do design.

Este ano, o evento terá como tema "Transborde Design". A ideia da Semana de Design é promover a interação entre o curso de Design da UFRN e a cidade, mostrando as produções acadêmicas da graduação a partir de palestras, oficinas, mesas-redondas e outras atividades. A organização da Debulha estima que, este ano, entre 200 e 300 pessoas participem das atividades. A comissão organizadora da Debulha é composta de alunos do próprio curso de Design da UFRN.

Segundo a organização, desde o sucesso de sua primeira edição, em 2010, que contou com o número de 120 escritos, a Debulha tem ganhado notoriedade tanto dentro da UFRN quanto em outras universidades do país. Grandes nomes do Design nacional já participaram de outras edições, como Ari Rocha (pioneiro no Brasil em Design de Produto e automobilístico), Vera Damazio (Professora do Departamento de Arte & Design da PUC-Rio) e Ana Monte (Diretora de criação da YDreams Brasil), por exemplo.

De acordo com Giovanna Simões, integrante da comissão da Debulha 2014, o evento é uma oportunidade significativa de conhecer mais sobre o Design e áreas criativas. “A cada ano a Debulha conseguiu atingir mais e mais participantes tanto da área criativa como de outras áreas, pois proporciona para tantos jovens uma diversidade de conhecimentos até então pouco difundidos no estado. E, assim como eu tive a oportunidade de entrar em contato com a cultura do design por meio do evento, outros jovens poderão conhecê-la tanto quanto eu”, disse.

Prática em comunicação : cobertura jornalística pela Agência Fotec

Além de proporcionar a construção de discussões acerca do Design, a realização da Debulha também trará uma oportunidade de prática para os estudantes de Comunicação Social. Por meio da Agência Fotec de Comunicação Experimental Multimídia - idealizada e coordenada pelo professor Itamar Nobre desde 2006 - alunos de Jornalismo e Radialismo farão a cobertura do evento, sendo divididos nas equipes de reportagem de texto e foto, fotojornalismo, reportagem, produção e edição de vídeo e assessoria de comunicação.

Seguidores