quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Movimento Cultural de Bandas e Fanfarras será tema de audiência pública na Câmara Municipal de Natal

imageA Câmara Municipal, por proposição do vereador Raniere Barbosa (PDT) promoverá próxima segunda-feira (24), às 9h, uma audiência pública para discutir as ações das bandas e fanfarras, em Natal.  A presente sessão popular tem por objetivo apresentar os projetos exitosos e o papel social, que as bandas e fanfarras têm desempenhado, em comunidades e escolas públicas da cidade.

A proposta da audiência é ressaltar a importância de se manter uma estrutura digna para o bom funcionamento das bandas e fanfarras existentes nas escolas regulares, e através da estruturação, incentivar a criação de novas bandas na rede escolar como um todo.

Segundo o propositor da audiência a iniciativa se justifica, pois a música tem sido uma forte ferramenta educacional, “Entendo que a música é, e pode ser cada vez mais, um recurso didático de inclusão social. E a inserção as prática musical nas escolas proporciona a formação educacional e social na vida dos jovens que participam destas atividades. Precisamos ampliar essas ações na rede escolar e nas comunidades”, afirma Raniere Barbosa.

Na ocasião será discutida também, a inclusão da data 28 de setembro como o dia do Encontro de Bandas e Fanfarras de Natal, no calendário de eventos da cidade. Além disso, será apresentado o levantamento técnico de instrumental e escolas do município, uma a proposta para a criação da Coordenadoria Cultural de Bandas e Fanfarras no Município de Natal e a instituição do Projeto de Parceria Técnica de Formação de Regente, Coordenadores de Naipes Musical.

            Para o debate a Casa Legislativa convidou os representantes da Secretaria Municipal e Estadual de Cultura, Secretaria Municipal e Estadual de Educação, Federação de Bandas e Fanfarras, Fundação José Augusto, maestros e estudantes secundaristas.

Seguidores