sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Atividades lembram o centenário de Djalma Maranhão

Nos anos obscuros da Ditadura Militar, um político lutava contra o analfabetismo e promovia a cultura do Rio Grande do Norte. Lembrado até hoje como o melhor prefeito que Natal já teve, Djalma Maranhão será homenageado no ano do centenário do seu nascimento com programações realizadas em parceria do Governo do Estado, por meio da Fundação José Augusto, amigos e familiares do político, além da DHnet - Rede Direitos Humanos e Cultura.

Para marcar as comemorações, em julho deste ano, a DHNet lançou o memorial online de Djalma Maranhão, disponível emwww.dnnet.org.br/djalma. A Rede também lançará o DVD Djalma Maranhão I – Hinos e Canções, no Bar do Zé Reeira, às 15h deste sábado (22).

Esse DVD faz parte da Coleção Memória das Lutas Populares no RN e reúne 20 canções sobre Djalma. Entre os participantes estão Isaque Galvão, Dosinho, Fernando Tovar e Clóvis Alves. Com produção de Roberto Lima, o material possui gravações inéditas, como da música Natal Bonita, de Aluizio Macedônio Lemos, uma paródia de Lua Bonita, de Zé do Norte.

Parte da vida pública e familiar do homenageado poderá ser conhecida na exposição que será aberta dia 27 na Pinacoteca do Estado. Os painéis mostrarão as obras realizadas em seus dois mandatos de prefeito, a militância política, sua passagem pelo Poder Legislativo e o exílio no Uruguai, além dos incentivos que deu a artistas populares como Xico Santeiro.

Para lembrar o trabalho de Xico Santeiro, a Pinacoteca vai contar com uma exposição virtual. A maquete eletrônica abrange ainda os acampamentos do projeto “De pé no chão também se aprende a ler”, carro-chefe da administração de Djalma. O trabalho foi desenvolvido pelo arquiteto Gabriel Monte.

A inovação traz a possibilidade de descentralizar a exposição. Outros municípios interessados podem fazer download do material na DHnet. Os festejos também incluem debate, seminário, cortejo e show. 

A comissão organizadora instituída pela FJA, formada por Roberto de Oliveira Monte (presidente), Aluízio Matias dos Santos, Alexandre de Albuquerque Maranhão, Roberto Lima De Souza, Edrisi de Araújo Fernandes e Antônio Marques de Carvalho Júnior.

Confira a programação:

22.08 – Lançamento DVD Djalma Maranhão I – 20 Hinos e Canções

Local: Bar do Zé Reeira

Horário: 15h

27.08 – Abertura da Exposição Centenário de Djalma Maranhão (1915-2015)

Local: Pinacoteca do Estado

Horário: 18h

02.09 – Exposição Virtual Xico Santeiro

Local: Pinacoteca do Estado

Horário: 18h30

10.09 – Roda de Conversa Djalma Maranhão 100 Anos

Local: Espaço Cultural da UERN, Zona Norte

Horário: 14h

18.09 – Djalma Maranhão: Cultura, Arte e Educação de Pé no Chão

Seminário na Secretaria Estadual de Educação, Auditório angélica Moura

Horário: 14h

04 a 06.10 – Três Dimensões de Djalma Maranhão: Política, Educação e Cultura

Seminário no IFRN – Campus Cidade Alta

Horário: 14h às 18h

27.11 – Sessão Solene

Local: Câmara Municipal de Natal

Horário: 10h

Cortejo Cultural

Local: Ribeira e Cidade Alta

Horário: 15h

Show Musical – 20 Hinos e Canções de Djalma Maranhão

Local: Praça André de Albuquerque

Horário: 18h

04.12 – XXI Prêmio Estadual de Direitos Humanos Emmanuel Bezerra dos Santos

Outorgado postumamente a Djalma Maranhão, Luiz Ignácio Maranhão Filho e auxiliares da Administração Popular

Local: Câmara Municipal de Natal, horário a confirmar

Seguidores