O reconhecimento foi durante o aniversário de 514 anos do Estado do Rio Grande do Norte, promovido pela Revista Foco Nordeste
Com a presença do governador em exercício, Fábio Dantas, o município de Extremoz, segundo mais antigo do RN, foi homenageado durante a solenidade de comemoração dos 514 anos do Estado, na noite desta segunda-feira, 24, no Versailles Recepções. O prefeito Klauss Rêgo recebeu placa comemorativa.
“A História remonta a 1.758. A Vila Nova de Extremoz se origina da Aldeia de São Miguel do Guajiru, onde viviam índios Tupis e Paiacus, com a presença de trabalho catequético de padres jesuítas”, escreveu o historiador Marcus César Cavalcanti de Morais.
“O município de Extremoz faz parte da História do RN e é rico em tradições e cultura, que vêm desde a época da presença dos jesuítas. Recentemente firmamos um convênio com o Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco e brevemente vamos instalar um museu com muitos artefatos arqueológicos, inclusive canoas muito antigas encontradas no fundo da Lagoa de Extremoz. Tudo isso servirá para continuarmos a contar a nossa História e preservar nosso patrimônio cultural e arqueológico”, disse o prefeito Klauss Rêgo.
Aniversário
O evento contou com palestra do membro do Instituto Histórico e Geográfico do RN, historiador e publicitário Marcus Cesar Cavalcanti, diretor da Revista Foco Nordeste, que lançou edição especial sobre os 514 anos. Outros sete municípios antigos também foram homenageados: Natal, Arêz, Portalegre, São José de Mipibu, Vila Flor, Caicó e Assú. (LS).