sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Casa do Cordel recebe homenagem da Vereadora Eleika

imageA vereadora Professora Eleika Bezerra irá homenagear aAssociação Cultural Casa do Cordel durante sessão solene para entrega da Comenda do Mérito Folclorista Professor Deífilo Gurgel. A cerimônia a ser realizada às 9h desta sexta-feira (21) no Plenário da Câmara Municipal de Natal tem o objetivo de prestar reconhecimento a artistas, personalidades e instituições que contribuem para o incremento e incentivo da cultura popular natalense.

A vereadora Professora Eleika explica que a escolha pela Casa do Cordel é uma forma de ressaltar a importância deste movimento para a cultura potiguar. “Tenho uma profunda admiração pelos cordelistas e acho que esta homenagem é muito oportuna, inclusive, por ter um sentido coletivo, já que em nome da Casa do Cordel nós homenageamos a todos os cordelistas desta cidade, estado e do nosso Nordeste. Acredito que incentivar a cultura é nossa obrigação, pois uma população que não cultiva sua cultura é como uma árvore que não cuida das suas raízes e tende a sucumbir”, pontua a parlamentar.

O vice-presidente da Associação Cultural Casa do Cordel, Hélio Gomes, recebeu a Comenda Deífilo Gurgel das mãos da vereadora Professora Eleika e agradeceu a escolha. “Este é um fato inédito porque normalmente o cordel não recebe a importância que merece. O movimento existe, mas carece destes momentos e precisa deles para continuar. Então, para nós que fazemos a Casa do Cordel, é uma satisfação muito grande receber essa homenagem da Professora Eleika e agradecemos a visibilidade que ela tem dado ao nosso trabalho”, declara Hélio Gomes.

Primeiro espaço cultural totalmente destinado à literatura de cordel no Rio Grande do norte, a Associação Cultural Casa do Cordel foi fundada em 17 de agosto de 2007 pelo poeta Erivaldo Leite de Lima, mais conhecido como Abaeté. O espaço, que já possui em seu acervo milhares de folhetos de cordel e centenas de títulos diferentes para venda e troca, reúne poetas, músicos, escritores, jornalistas e apreciadores desse gênero literário, fomenta a leitura do folheto de cordel para novos leitores.

Seguidores