segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Currais Novos sediará 3º encontro de bonecos e bonequeiros do teatro de João Redondo no RN

imageUma das manifestações de maior valor cultural e histórico do Brasil, o “Teatro de Bonecos” ou “Mamulengos”, será destaque entre os dias 26 e 29 de agosto durante o 3º Encontro de Bonecos e Bonequeiros do Teatro de João Redondo no RN, evento que acontecerá em Currais Novos com a participação de bonequeiros potiguares e convidados de outros estados. Realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal, Fundação José Augusto, Casa de Cultura Popular, IPHAN, Fundação Cultural “José Bezerra Gomes”, Secretaria Municipal de Turismo, e pelas Associações Brasileira e Potiguar de Teatro de Bonecos, o evento tem como objetivo dar maior visibilidade à esta tradição popular e celebrar a diversidade de sua manifestação na contemporaneidade. O encontro terá seu primeiro momento às 12h da próxima quarta-feira (26) na Casa de Cultura Popular de Currais Novos com a confraternização da chegada dos mestres bonequeiros que irão realizar um cortejo no centro da cidade. Durante a programação do evento acontecerão rodas de conversa, plenária com as instituições, exposição, apresentações, oficinas e cortejos. Confira a programação do 3º Encontro de Bonecos e Bonequeiros do Teatro de João Redondo no RN:

Dia 26/08 (Quarta-feira)

12h – Casa de Cultura Popular: Confraternização da chegada dos mestres; cortejo no centro da cidade.

14h – Roda de conversa com os mestres

19h – Solenidade de entrega de certificados aos mestres inventariados como “Patrimônio Cultural do Brasil”

Dia 27/08 (Quinta-feira)

08h – Câmara Municipal: Abertura oficial do III Encontro com o grupo “Caçuá de Mamulengos” de Currais Novos; Plenária com instituições com a participação de Izabela Brochado – UNB/IPHAN, Clair Moura Júnior – DPI/IPHAN, Ângela Escudeiro – ABTB, Rodrigo Bico – SECULT RN, e Andréia Costa – IPHAN RN.

11h – Casa de Cultura Popular: Abertura da exposição intitulada “Acervos do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste”

14h – Roda de conversa com os mestres; Apresentações do Teatro de João Redondo em diversas instituições sociais e escolas; oficina com o mestre Marcos Pena – Brasília/DF

19h – Casa de Cultura Popular: Apresentação da Caixa de Lambe-Lambe da mestra Ângela Escudeiro, de Fortaleza/CE

Praça Cristo Rei: Apresentações dos mestres: Heraldo Lins, João Viana, Felipe de Riachuelo, Josivan Ângelo, Raul dos Mamulengos e Schicó.

Dia 28/08 (Sexta-feira)

08h – Apresentação de João Redondo; Plenária com instituições na Câmara Municipal com os expositores da ABTB e APOTB.

14h – Apresentações em escolas e instituições sociais

15h – Oficina e apresentação do mestre Marcos Pena – Brasília/DF, com contação de histórias

19h – Praça Cristo Rei: Apresentação dos mestres: Emanuel Amaral e Gabriel, Genildo Mateus, Felipe de Riachuelo, Geraldo Maia, Geraldo Zacarias, Francisquinho, Manuel de Fole, Manoel de Dadica, Caçuá de Mamulengos, Emanuel Veríssimo e Ricardo Guti.

Dia 29/08 (Sábado)

08h – Apresentações dos mestres de João Redondo presentes no evento em formato de dupla

Feira Pública: Antônio de Rosa e José Rocha, Manoel Messias e Marcelino de Zé Limão, Francisquinho e João Viana, Felipe de Riachuelo e Manoel do Fole, Tio João da Quadrilha e Manoel de Dadica, Manoel Messias e Geraldo Maia.

12h – Cortejo de encerramento do encontro

Mais informações: Fundação Cultural “José Bezerra Gomes”/Currais Novos - RN (84) 3405-2737

Seguidores