quarta-feira, 26 de agosto de 2015

UFRN agiliza implantação do Plano de Cultura na instituição

imageVisando fortalecer a política cultural da instituição, a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PROEX/UFRN) começou a discutir na última segunda-feira, a implantação do Plano de Cultura da universidade, para o qual conta com mais de 1,5 milhão de reais do Ministério da Cultura (MinC).

Para tanto, a UFRN vai nomear um Comitê Gestor, envolvendo professores e gestores que atuam na área de arte e cultura. A ideia é que o fortalecimento de políticas nesse campo contribua para a interiorização das ações da Universidade, um dos pilares do Plano de Gestão 2015/2019, explicou a pró-reitora de Extensão, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, ao falar sobre a reunião.

Na ocasião, a diretora do NAC, Teodora Alves resumiu as principais ações do Plano de Cultura e relacionou algumas que a UFRN já desenvolve para a comunidade universitária e o público externo. Entre elas os programas SIGAARTE, criado em 2013, o Circuito Cultural da UFRN, desenvolvido em 2012, o Chão de Saberes, no ano de 2014 e o Cultura e Memória da UFRN, desenvolvido em parceria pela PROEX/Hospital Universitário e a Superintendência de Comunicação.

Plano de Cultura da UFRN

Formulado em 2013, o Plano de Cultura da UFRN observa as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2015-2019) e atende às recomendações do Plano Nacional de Cultura (PNC/MinC) e do Plano Nacional de Educação (PNE), do Ministério da Educação (MEC).

Entre outras ações, o Plano aponta a criação do Programa Incubadora Cultural na UFRN, que poderá ajudar por meio de parcerias no planejamento e execução de ações de organizações e grupos ligados à arte e cultura no estado.

Em 2014, o  Plano de Cultura da UFRN foi classificado o melhor entre os concorrentes ao Edital do MinC “Mais Cultura nas Universidades”, conquistando cerca de 1,5 milhões de reais do ministério.

Enoleide Farias / Sirleide Pereira - Ascom-reitoria/UFRN

Seguidores