quarta-feira, 19 de agosto de 2015

BANCADA FEDERAL SE REÚNE COM VEREADORES PARA DISCUTIR PAUTA MUNICIPALISTA

image

A delegação do Rio Grande do Norte que está participando da Marcha dos Vereadores 2015, em Brasília, reúne-se no final da tarde desta quarta-feira (19) com a bancada federal. Os titulares de mandatos legislativos nos municípios do estado vão reivindicar o apoio do Congresso Nacional na aprovação de uma pauta municipalista. Na abertura da Marcha, realizada na noite da terça-feira (18), o senador Garibaldi Filho defendeu a definição de um novo pacto federativo para o país.

“O modelo atual não é o pacto federativo dos nossos sonhos. O formato em vigor coloca a União em um patamar, os estados em outro e os municípios em uma situação de grande inferioridade. Além de os recursos arrecadados serem mal distribuídos, as prefeituras ainda recebem mais incumbências decididas de cima para baixo, como foi no caso da municipalização da saúde, sem receber o repasse correspondente à nova obrigação”, comentou Garibaldi Filho.

Durante a abertura da Marcha dos Vereadores, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o senador Garibaldi Filho também destacou a importância da atuação do Legislativo, no momento em que o país enfrenta dificuldades políticas e econômicas. Ele advertiu sobre a necessidade de haver harmonia entre os Poderes, mas com o Legislativo não se descuidando de cumprir a sua obrigação de fiscalizar os atos do Executivo.

Promovida pela União Brasileira dos Vereadores do Brasil, a Marcha tem como tema “Legislativo forte, sociedade forte”. O municipalismo e o pacto federativo são os assuntos principais da pauta de trabalho. Nesta quarta-feira (19), além de debates sobre diversos temas de interesse dos municípios, está previsto o lançamento da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Em seguida, serão divulgados os nomes dos avaliadores do Prêmio Destaque 2015 e o início da apresentação dos projetos que disputam a premiação.

GARIBALDI PARTICIPA DA ABERTURA DA MARCHA DOS VEREADORES, EM BRASÍLIA

O senador Garibaldi Filho participou da abertura da Marcha dos Vereadores 2015, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, na noite desta terça-feira (18). O evento, que prossegue até a próxima sexta-feira (21), deve reunir mais de 5 mil membros do legislativo municipal de todo o país. Os vereadores do RN têm reunião marcada com a bancada federal nesta quarta-feira (19), às 18 horas.

Promovida pela União Brasileira dos Vereadores do Brasil, a Marcha tem como tema “Legislativo forte, sociedade forte”. O municipalismo e o pacto federativo são os assuntos principais da pauta de trabalho. Na manhã da quinta-feira (20), os vereadores se concentram na Praça das Bandeiras, em frente ao Congresso Nacional, para de lá marcharem até o Palácio do Planalto.

Seguidores