quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Estudante do IFRN ganha curso de moda em Milão

Esron Candeia venceu seleção nacional com mais de 300 participantes
Esron Candeia, de 22 anos, é estudante do 6º período do curso superior de Tecnologia em Design de Moda do Campus Caicó do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Esron, que em maio de 2019 venceu – na categoria Design – o Ceará Moda Contemporânea, é um dos seis vencedores da primeira edição do concurso ‘Future Design – Prêmio Fashion For Future’. Destinado a estudantes de moda, o prêmio por vencer o “Fashion For Future” é um curso de orientação profissional em Milão, na Itália, cidade considerada a capital mundial da moda. Workshops sobre negócios e o futuro da moda, visitação a lugares importantes para a história da moda italiana, orientações sobre o mercado de trabalho atual, entre outras atividades, estão na programação do curso de orientação.
Agendado para acontecer entre os dias 23 a 27 de junho de 2020, o curso será custeado pela plataforma Fashion For Future; para bancar as despesas com passagem, hospedagem e alimentação, Esron contará com a ajuda de amigos e familiares. Sobre o “Future Design”, Esron destacou: “que uma competição como essa ressalta esforços e talento de qualquer profissional. O prêmio, esse curso na Itália, grande berço da moda, será sem dúvidas uma experiência única e enriquecedora em minha vida” Esron ainda falou sobre as novas perspectivas sobre a moda e na carreira através da imersão cultural que viverá: “Será uma grande oportunidade, pois são cursos muito bem vistos pelo mercado de trabalho e com estimativas de custos altíssimas. Cursos que eu não teria condições de arcar e que agora poderei fazer através dos meus esforços pela educação”, comemorou.

  Concurso
O estudante soube do concurso por meio de uma publicação no Instagram: “Li o edital e percebi que me encaixava nos requisitos da seleção. Lembrei da experiência que tive com o Ceará Moda Contemporânea – no qual fui primeiro colocado – e enxerguei mais um concurso como nova oportunidade”, disse.
O “Fashion For Future”, concurso de nível nacional, é dividido em três etapas eliminatórias. Dos 300 inscritos iniciais, 25 foram classificados para semifinal. Numas das etapas, os candidatos tiveram de elaborar um moodboard (painel visual) sobre temas diversificados sugeridos pelos organizadores e escrever uma carta motivacional, além de encaminhar uma carta de recomendação de um professor orientador. Para a etapa final apenas 12 candidatos foram selecionados. O resultado, anunciado através de uma live no Instagram, escolheu seis finalistas vencedores, todos contemplados com o prêmio, entre eles Esron, único representante do Norte/Nordeste
Design de Moda
O Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, ofertado pelo Campus Caicó do IFRN, é recente. Passou ser oferecido em 2016 e, com pouco menos de quatro anos de existência já se tornou conceito 5, nota máxima, pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Segundo Esron, o suporte de uma instituição como o IFRN é de suma importância para a permanência e o envolvimento dos estudantes em projetos e competições como o concurso ‘Future Design’. “Além disso, temos uma formação profissional de qualidade, que estimula nosso desenvolvimento, e temos a sorte de ter professores e coordenação de curso extremamente engajados. Comigo não foi diferente... sempre recebi orientação dedicada para atividades extracurriculares, fui estimulado à participação em projetos e em concursos que venho participando”, disse.
Edson Bottini, coordenador do curso, reforça a fala do estudante duplamente premiado: “O nosso curso – que tem agora sua segunda turma sendo formada – é extremamente voltado para a parte profissional. Formamos aqui profissionais da moda, voltados ao que está acontecendo no mundo. Por isso damos grande importância à participação em eventos. Já temos mais de 20 artigos apresentados em colóquio de moda, inclusive no exterior. Temos participações em eventos nacionais de moda, como o Dragão Fashion Brasil, que acontece no Ceará; temos professores engajados e voltados para o mundo do trabalho; temos professora fazendo doutorado na Europa... com isso, vem o resultado e essa grande satisfação: estudantes sendo premiados, como Esron, estudantes fazendo mestrado na área, estudantes com estágio em grandes empresas e estudantes com empresa própria, gerando emprego e renda. Tudo fruto da dedicação deles e do nosso corpo técnico e docente, dedicados aquilo que fazemos na instituição”.


Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação Social e Eventos
Reitoria | IFRN

Seguidores