terça-feira, 18 de setembro de 2012

Diretor do Detran Willy Saldanha: “Combater a corrupção é salvar vidas”

image O diretor Geral do Detran-RN, Willy Saldanha, abriu a Semana Nacional de Trânsito nesta terça-feira (18) com um apelo para que todos, principalmente o Sistema Nacional de Trânsito e a população em geral, se unam no combate à corrupção, porque combatê-la, no caso de Detran, “é salvar vidas”. A convocação foi em face da “Operação Cangueiros”, que foi deflagrada pelo Ministério Público e parceiros, na Ciretran de Mossoró, envolvendo uma suposta “quadrilha” que fraudava etapas da carteira nacional de habilitação, com ramificações nas regiões Oeste, Alto Oeste e Ceará.

Ele fez questão de ressaltar que o governo Rosalba Ciarlini, “não convive com a improbidade” e tão logo tomou conhecimento dos fatos, exonerou o supervisor da 1ª Ciretran, Jader Luiz Henriques da Costa, e designou o servidor Saint Clair Lopes de Medeiros para responder pelo expediente. Nesse mesmo dia, a Direção Geral do Detran substituiu a Comissão de Examinadores de Trânsito da Ciretran e determinou à Comissão Permanente de Sindicância da autarquia que instaurasse sindicância para apuração dos fatos, no âmbito administrativo.

“O resultado da Sindicância apontará a responsabilidade funcional de cada envolvido, sendo cabível sanção de advertência à demissão – sem afastar responsabilização penal” – assegurou Willy Saldanha”.

O Detran, como autarquia, possui a Controladoria Regional de Trânsito (CRT), que realiza fiscalização dos Centros de Formação de Condutores (CFCs). No desempenho dessa atividade, durante o ano de 2012, em todo o Estado - conforme dados da CRT - foram advertidos 31 CFCs, tendo sido suspensos 6, por 30 trinta dias, e cassados 3. A irregularidade mais comum era a ausência de alunos nas salas de aula dos CFCs, no horário fiscalizado.

A solenidade de abertura da Semana Nacional de Trânsito em Natal, foi realizada no Complexo Cultural da Zona Norte, localizado no prédio da ex-Penitenciária João Chaves. O evento foi aberto por crianças assistidas pela Legião da Boa Vontade(LBV), e contou com a participação de alunos de escolas públicas da Zona Norte e parceiros do Sistema Nacional de Trânsito.

Por ser considerado o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito, a Semana está focada na conscientização de jovens de 18 a 25 anos. Este ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), definiu como tema da Semana “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Não exceda a Velocidade, preserve a vida”.

Para celebrar a Semana, o Detran-RN preparou extensa programação, que inclui comandos e ações educativas nas ruas, escolas e bares, tendo como ponto culminante o dia 21, sexta-feira, considerado o “Dia Internacional da Paz Mundial”. Neste dia o Detran promoverá uma “Parada pela paz e pela não violência".

A proposta é em adesão à iniciativa da ONU-Organização das Nações Unidas, que convoca todas as pessoas, organizações e o Sistema Nacional de Trânsito para juntos celebrarem o Dia Internacional da Paz com atividades voltadas à criação de uma cultura de paz. O evento será desenvolvido no auditório do Detran, de 10 às 11h30 e contará com apresentação de vídeo para reflexão a respeito da paz no trânsito.

Dando continuidade à programação da Semana, que se estende até o dia 25, de 9 às 11h de amanhã, quarta-feira 19, está prevista uma “Parada Educativa”na avenida Engenheiro Roberto Freire, ao lado do Hiper Bom Preço, com o objetivo de dar maior visibilidade ao tema da Semana Nacional de Trânsito. Na quinta-feira 20, também no mesmo horário, será a vez dos Comandos Educativos naquela avenida, em frente ao Praia Shopping, alertando a população para o uso adequado da faixa de pedestre.

Seguidores