quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Últimos dias para inscrição no Curso de Jornalismo Científico da FAPERN

Os interessados em participar do “Curso de Jornalismo Científico: Interações entre Mídia e Ciência”, que será oferecido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), nos dias 01 e 02 de outubro, em Natal, tem até a próxima sexta (28) para enviar sua inscrição.

O Curso terá 12 horas de duração, dividido em palestras e exercícios de divulgação científica.O evento é gratuito e faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Destinado a jornalistas, estudantes de jornalismo e pesquisadores das diversas áreas das ciências, o curso terá como palestrantes jornalistas e cientistas que atuam com divulgação da ciência. O curso será realizado no Anfiteatro das Aves do Centro de Biociências, no campus central da UFRN. A programação e a Ficha de Inscrição estão disponíveis no site da FAPERN http://www.fapern.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/fapern/fapern_destaque/gerados/cur_cap_jorn_cien.asp).

Para os jornalistas que atuam nos veículos de comunicação do Estado é uma oportunidade de conhecer ferramentas que possibilitem o aprimoramento da prática na cobertura de temas de ciência, tecnologia e inovação. Já nos pesquisadores poderão conhecer técnicas para divulgarem o andamento e os resultados de suas pesquisas não apenas nos periódicos acadêmicos, mas cada vez mais nos veículos de massa, de modo a possibilitar que toda a sociedade tenha conhecimento de seu trabalho e de sua importância.

Além de terem “obrigação social” de tornar públicos os resultados das pesquisas apoiadas, via de regra, com recursos públicos, os pesquisadores agora tem mais motivos para fazer divulgação científica. Desde março último, a Plataforma Lattes do CNPq adotou dois novos critérios de avaliação e um deles tem como base a descrição das iniciativas de divulgação e educação científica realizadas pelo pesquisador.

Segue anexo o convite com a programação do evento.

Palestras

Dia 01/10 – Segunda-feira

· “Política cientifica e política tecnológica: isso dá pauta?”, proferida pelo físico Ildeu de Castro Moreira, diretor do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência/MCTI e professor do Instituto de Física e do Programa de Pós-graduação em História da Ciência e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ;

· “Novos modelos e paradigmas para o jornalismo que cobre ciência e tecnologia”, proferida pelo jornalista Ricardo Alexino Ferreira, professor efetivo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP.

Dia 02/10 – terça-feira

· “Um pesquisador que sabe cavar pautas” – palestrante: neurocientista Sidarta Ribeiro diretor do Instituto do Cérebro – ICe/UFRN;

· “Dá pra falar de ciência jornalisticamente?” - Proferida pela diretora de Redação da Revista Pesquisa Fapesp, Jornalista Mariluce Moura

Seguidores