segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Federação da Agricultura e produtores firmam pacto pelo milho

image Com uma boa participação de produtores rurais, a Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), conseguiu levar para as cidades de Currais Novos, Caicó e Assu a sua mensagem sobre o Aviso 129, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que trata sobre o transporte do milho da Entidade para os três municípios potiguares.
Nas reuniões promovidas em Currais Novos, Caicó e Assu no último final de semana, o presidente da Faern, José Álvares Vieira, acompanhado do advogado da Instituição, Caio Túlio Bezerra e do assessor técnico, Henderson Magalhães, informou para os diversos produtores rurais que o milho destinado pela Conab para as três cidades (3.000 toneladas do Aviso 129) somente chegarão aos destinos finais através de uma contrapartida dos agropecuaristas do Rio Grande do Norte. “A transportadora que deve trazer o produto dos armazéns do Mato Grosso para as três cidades do RN, nos informou que somente poderá fazer esse trajeto com uma oferta de frete mais lucrativo. E essa contrapartida só será possível se pagarmos uma taxa extra de R$ 5,50 no instante em que comprarmos as sacas de milho”, explicou o presidente da Faern.
De acordo com José Vieira, a idéia é que a Federação da Agricultura do RN abra uma conta exclusiva para receber esse pagamento extra dos produtores, e que assim possa depositar na conta da transportadora o valor cobrado para o transporte do milho do Aviso 129 para as três cidades potiguares. “Sem esse pagamento extra dos produtores de Currais Novos, Caicó e Assu (no momento da compra do milho na Conab) poderemos perder definitivamente esse contingente destinado”, ressaltou Vieira.
Compromisso firmado



Nas reuniões promovidas, os produtores rurais das três cidades visitadas pela comitiva da Faern apoiaram a sugestão da Entidade rural e se mostraram confiantes no projeto. “Será um pagamento momentâneo. Somente para essa carga do Aviso 129. Por isso acredito que R$ 5,50 não irá nos afetar tanto”, afirmou o produtor de Assu, Pedro Siqueira Filho.
“Com toda essa seca forte e com a falta constante de milho, perdermos essa boa ajuda por conta de pouco mais de cinco reais, é uma bobagem sem tamanho”, completou o também produtor rural Antônio Lopes, de Currais Novos.
Nas reuniões, o presidente da Federação da Agricultura do RN também deu uma boa notícia para os produtores rurais. Ele informou que a Conab irá promover um novo leilão de aviso de 30 mil toneladas já nesta semana. “Conseguimos o compromisso de quatro mil toneladas para a cidade de Mossoró e 4.200 toneladas para Caicó. Esperamos mais. Afinal, esse estoque chega e já acaba”, finalizou José Vieira.

Seguidores