segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Mapa inclui RN e PB em estudo para ampliação da zona livre de aftosa com vacinação

A governadora Rosalba Ciarlini recebe nesta terça-feira (25) o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, para a solenidade de assinatura de uma Instrução Normativa Ministerial que incluirá os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba no Inquérito Soroepidemiológicoque está em andamento na região. A solenidade será realizada no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN), às 10h, e contará com a presença do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho.
O estudo vem sendo realizado desde abril nos estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Pará (parte centro-norte), Pernambuco e Piauí para avaliar se há ou não circulação do vírus da febre aftosa na área. O cronograma prevê ações até outubro, quando serão analisados os resultados e avaliado, junto com outros dados operacionais dos serviços veterinários estaduais, se o bloco poderá ser reconhecido como livre de aftosa com vacinação.
A inclusão dos dois estados no inquérito soroepidemiológico também implicará na revogação das restrições do trânsito animal entre as unidades federativas que participam do estudo. A medida havia sido determinada pelo Mapa em maio deste ano para reduzir possíveis riscos de introdução do vírus na área em avaliação.
O Rio Grande do Norte conquistou essa vitória em virtude da última auditoria realizada noInstituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), entre os dias 30 de julho a 03 de agosto deste ano, pelo Departamento de Saúde Animal do Mapa. O Estado teve um resultado favorável para a realização do inquérito, passo que antecede o reconhecimento para área livre de febre aftosa com vacinação.
“Para conquista o status de área livre de aftosa com vacina, o Governo do Estado, junto com o Idiarn, se comprometeu em executar algumas ações, com prazo de adequação até dezembro de 2013”, explicou Fabiana Lo Tierzo, diretora de Defesa e Inspeção Agropecuária Animal do Idiarn (DISA).
No dia 15 de agosto, a governadora Rosalba Ciarlini e os técnicos do Idiarn se reuniram como o ministro Mendes Ribeiro, em Brasília, quando Mapa apresentou o resultado da auditoria. Na ocasião, o diretor do Departamento de Saúde animal do Ministério, Guilherme Marques, apresentou o relatório e disse que o Rio Grande do Norte obteve uma melhora significante desde 2011. “Nunca houve na história do RN uma iniciativa de Governo de comprometimento para corrigir as distorções existentes e vontade de corrigi-las”, disse Guilherme.
Naquela reunião, o ministro Mendes Ribeiro disse que a auditoria foi um trabalho forte, de parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Agricultura. Na ocasião o Ministro expressou o desejo de vir ao Rio Grande do Norte para revogar o ato que coloca barreiras para o trânsito de animais no Estado. “Isso vai permitir que o RN faça uma grande festa diferenciada no cinquentenário da Festa do Boi”, disse o ministro.
O Ministro está revogando esta portaria mesmo antes do inicio do inquérito no RN como voto de confiança e merecimento por conta do resultado da auditoria. A assinatura da Instrução Normativa Ministerial vai valorizar a realização da 50a Festa do Boi, uma vez que a Portaria impõe quarentena para os animais, uma barreira para a vinda de criadores de outros Estados para participar da maior feira agropecuária do RN

Seguidores