quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Pacientes deixam corredor do Walfredo Gurgel para serem atendidos no Hospital da PM

image O Hospital Central Pedro Germano (Hospital da Polícia Militar) começou a receber na tarde desta quinta-feira (27), os primeiros pacientes que se encontravam nos corredores e enfermarias do Hospital Walfredo Gurgel (HWG). A unidade disponibilizou 30 leitos de retaguarda e 05 leitos de UTI para promover o atendimento de clínicas médicas, regulados pelo SAMU no HWG.
A governadora Rosalba Ciarlini visitou os primeiros sete pacientes transferidos, conversou com cada um deles e seus familiares. “Essa transferência vai ajudar bastante a promover um atendimento mais humanizado e acolher melhor o paciente. Eu estou vendo a alegria dos que foram transferidos. Eles estão acomodados numa enfermaria nova, bem estruturada. Isso me deixa muito feliz porque sei que estes pacientes vão ter uma recuperação muito mais rápida e o importante é servir à população com dignidade”, disse a Governadora.
No momento, Hospital Militar dispõe de 46 leitos, prontos para serem utilizados. 30 estão à disposição para regulação do SAMU dentro do Plano de Enfretamento da Crise na Urgência e Emergência no RN e 16 serão destinados aos pacientes da Polícia Militar. O critério de escolha para transferência dos pacientes é puramente clínico, feito a través de uma triagem, coordenado pela equipe do SAMU no Hospital Walfredo Gurgel. “Vamos receber pacientes clínicos com problemas cardiológicos, pulmonares, hematológicos, problemas clínicos de modo geral, que terão seus tratamentos finalizados, dando continuidade aqui no HCPG”, explicou Cel. Kleber Cavalcanti, diretor geral do Hospital da Polícia Militar.
André Xavier, 72 anos, esperava há 27 dias no Hospital Walfredo Gurgel por um procedimento cardiológico e segundo sua filha, Maria Leda Xavier, que acompanhava a transferência, agora a situação iria melhorar.
“Foi um esforço conjunto, diante da determinação da governadora Rosalba Ciarlini em solucionar o problema da Saúde no Estado. A partir do momento que foi solicitado esse apoio, com o aval do Comandante Geral da PM, Cel. Araújo, e participação de toda a equipe que faz o Hospital Central Cel. Pedro Germano conseguimos disponibilizar esses 30 leitos”, disse o diretor geral do HCPG, cel. Kleber Cavalcanti.
O diretor do hospital informou que o quadro funcional do HCPG está recebendo um reforço, principalmente na área de enfermagem e técnico de enfermagem. “Os policiais militares que tenham o curso técnico de enfermagem estão sendo selecionados para dar um reforço a equipe do Hospital Militar”, disse.
O Hospital Central cel. Pedro Germano vem sendo reformado e as obras estão previstas para serem concluídas até o final do primeiro trimestre de 2013. A capacidade vai passar de 80 para 130 leitos, sendo 10 de UTI’s adulta e 10 Neonatais; um centro cirúrgico, com sete salas de cirurgia, inclusive equipado para cirurgia traumatológica.
“Será um hospital completo, de alta complexidade, onde todo equipamento já está garantido, através de convênio com o Ministério da Saúde, no valor em torno de R$ 10 milhões. Aqui teremos todo apoio diagnóstico, como tomografia, ultrassonografia, colonoscopia, endoscopia digestiva, que serão oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, para toda população do Rio Grande do Norte”, concluiu cel. Kleber Cavalcanti.

Seguidores