segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Senador Paulo Davim preside o Conselho do Programa Jovem Senador

Concurso entra agora para a segunda etapa e expectativa é saber qual será o aluno do RN a fazer parte do Jovem Senador

Entra agora para a segunda etapa o 5º Concurso de Redação do Senado Federal. O período de inscrições, que constituiu a primeira etapa, se encerrou na sexta-feira, 31 de agosto, quando as escolas de Ensino Médio da rede pública estadual encaminharam as redações dos alunos para as Secretarias de Educação das unidades da Federação. Nessa segunda etapa, caberão às Secretarias encaminhar até 28 de setembro as três melhores redações que foram produzidas pelos alunos do seu Estado. O resultado das 27 melhores redações deverá sair até 15 de outubro desse ano. O concurso de Redação faz parte do Projeto Jovem Senador, promovido pelo Senado Federal em cooperação com o Ministério da Educação, o Conselho de Secretários de Educação e as secretarias estaduais de Educação.

O tema desse ano foi "Meu município, meu Brasil" e os estudantes do ensino médio, de 16 até 19 anos, poderiam escrever uma redação de 20 a 30 linhas sobre o tema. Na última etapa, nacional, uma comissão julgadora indicada pelo Senado seleciona as redações classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares. Até o dia 15 de outubro, o Senado divulgará o nome do finalista de cada unidade da Federação e os três primeiros colocados na etapa nacional. De acordo com divulgação no site www.senado.gov.br/jovemsenador, os alunos classificados irão atuar como Jovens Senadores, legítimos representantes de seus Estados e poderão apresentar, debater e votar propostas de sua própria autoria e aprender sobre o processo legislativo brasileiro.

O senador Paulo Davim (PV-RN) preside o Conselho do Programa Jovem Senador e destaca a importância da participação dos jovens nesse concurso de Redação, uma vez que os selecionados têm a chance de ver de perto o trabalho dos senadores da República e até mesmo propor Leis no Senado. "Existem seis projetos criados dentro do Programa Jovem Senador que estão sendo avaliados nas Comissões do Senado Federal. Eu acho extremamente importante, sobretudo, porque estimula nesses jovens o sentimento de participação e cidadania", disse o senador.

No Concurso do ano passado, a estudante da Escola Estadual Professora Herondina Caldas, do município de Serra Caiada, Franssoice Basílio da Silva, foi a selecionada para se tornar uma Jovem Senadora. Em sua redação ela falava que era desejo de todos ter um Brasil melhor. Mas, que para isso acontecesse seria "necessária a colaboração de todos".

Os finalistas desse ano irão à Brasília (DF), assim como também receberão um computador portátil, certificado de participação no concurso e medalha. As escolas dos três primeiros colocados da etapa nacional receberão computadores de mesa para uso coletivo na escola. Os custos com transporte para Brasília, acomodação e alimentação na capital ficam por conta do Senado.

Seguidores