Uma palestra com o tema "o jovem e a sua formação para o trabalho" encerrou mais um ciclo de encontros do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania. Desta vez, os alunos da Escola Anísio Teixeira foram contemplados com aula ministrada pela assessora do TRT-RN, Marcella Vilar.
"A palestra enfatizou o estágio, o aprendiz e o trabalho educativo, pois o objetivo do encontro foi trazer para esses alunos o conhecimento específico para o trabalhador jovem. Os estudantes participaram bastante, tiraram dúvidas e o mais importante é que eles aprenderam sobre seus direitos e já poderão aplicar no dia a dia", disse a palestrante.
O aluno do 3º ano, Lucas Bento, gostou do encontro e está interessado em estudar ainda mais sobre os direitos e deveres do trabalhador. "Acredito que é muito importante aprender sobre o tema e o PTJC está me ajudando a aprender coisas novas. Estou repassando tudo que aprendo aqui para meus amigos e familiares", revelou o estudante.
A palestra contou ainda com a participação do intérprete Ezequiel Barbosa que, através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), transmitiu a aula do PTJC para alunos portadores de deficiência auditiva.
"Alguns deles já estão no mercado de trabalho e é fundamental que eles participem das palestras do PTJC, pois assim podem tirar duvidas e aprender sobre direitos e deveres", disse Ezequiel.
Por meio da Libras, os alunos Alexandre de Oliveira Brito, Jackson dos Santos, Josiele Figueiredo, Taira de Araújo e Alexandra Pinheiro disseram que a palestra foi muito boa e tratou de temas importantes para eles. "Os alunos disseram que estão satisfeitos com o que aprenderam principalmente de saberem que o portador de necessidade especial não pode ser rejeitado em uma oportunidade de emprego por conta da sua deficiência. Aprenderam que isso é preconceito", informou o intérprete.
A juíza do trabalho Simone Jalil fez uma avaliação positiva das palestras. "Os alunos estão participando muito dos encontros e sendo multiplicadores do aprendizado. O programa tem o objetivo de promover a cidadania e hoje tivemos um bom exemplo disso com a participação do Ezequiel que, utilizando a língua de sinais, transmitiu para alguns alunos as noções de direito do trabalho. É muito emocionante participar de um momento como esse", avaliou a juíza.
As atividades do Programa Trabalho Justiça e Cidadania estão sendo realizadas, neste ano, nas escolas estaduais José Fernandes Machado, Atheneu Norteriograndense, Winston Churchil, Anísio Teixeira, Padre Miguelinho e ainda na Escola Primária OAS que atende aos operários da Arena das Dunas.