quarta-feira, 23 de julho de 2014

“História da cidade do Natal” é a nova exposição do Memorial Câmara Cascudo

Um passeio histórico pela cidade do Natal é que propõe a mais nova exposição do Memorial Câmara Cascudo, organizada pela Fundação José Augusto e idealizada pela Secretaria Extraordinária de Cultura, professora Isaura Rosado.

A exposição intitulada “História da cidade do Natal”, baseada na obra do historiador e folclorista Luís da Câmara Cascudo, será aberta oficialmente nesta quinta-feira (24.07) a partir das 9h da manhã, com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini, da Secretária de Educação Betânia Ramalho, do Presidente do Conselho de Cultura Iaperi Araújo, do Presidente da Academia de Letras Diogenes da Cunha Lima, do Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RN Valério Mesquita e da Secretária Extraordinária de Cultura Isaura Rosado.

O turista e o natalense que visitarem a exposição terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os 400 anos de história da cidade, através do olhar do grande historiador Câmara Cascudo, que fez em sua obra um passeio pelos fatos que definiram a construção e consolidação da capital potiguar. O objetivo é revelar ao público importantes momentos históricos que contribuíram para formar o que hoje é a cidade do Natal.

A exposição será dividida em 24 paradas, que irão revelar fases da história da cidade de forma criativa e educativa, destacando os feitos, guerras, episódios da memória histórica natalense. É uma exposição para todas as idades, e para quem quer conhecer um pouco mais sobre o lugar onde nasceu ou está visitando.

As 24 paradas da exposição

O passeio é iniciado pelo painel que mostra Luís da Câmara Cascudo sentado em sua tradicional cadeira de balanço, expressando o conceito defendido por ele sobre a História e o papel de cada cidadão como testemunha que somos do tempo. E segue com os módulos: Vaca Amarela, O Rei mandou dizer, O Marco de Touros, As grandes Navegações, Os Índios, O Forte: construção e vida, A Cidade, Vida Social, O Negro, O Folclore,  Nova Amsterdã, Conspiração Pernambucana, Vida Cultural,  Natal Comunista,  Conferência de Natal, Severo e a Aviação, E Natal Ganhou a Guerra, O Legado, Documentários, Rumo ao Futuro, Linha do Tempo, Caixa de sugestões, Créditos.

Uma exposição para encantar natalenses e turistas e marcar mais um ponto na história da cidade noiva do sol, a bela Natal.

Assessoria de Comunicação da FJA - Fundação José Augusto/SECULT

Seguidores