A equipe técnica de Educação de Trânsito do Detran/RN realizou na manhã de hoje (22) uma reunião para elaboração de um plano de ação que vai ser desenvolvido no Estado durante a Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro. Neste ano, o tema direcionado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tem o foco no cidadão e aborda o assunto “Cidade para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”.
Durante a reunião, foi debatido pelos participantes o cronograma de atividades que vão ser empregadas durante os sete dias da Campanha. As medidas pedagógicas vão abranger a utilização de blitz educativa, teatro, distribuição de material informativo, palestras, oficinas, depoimentos de vítimas do trânsito, além de intervenções nas ruas e bares da cidade, fortalecendo a consciência cidadã de responsabilidade com o trânsito.
De acordo com a coordenadora do Programa Norte Rio-Grandense de Educação para o Trânsito do Detran/RN, Vera Rocha, a intenção do Departamento também é promover um trabalho integrado com as secretarias municipais responsáveis pela ordenação do tráfego urbano e demais instituições que promovem atividades de segurança. “O tema proposto pelo Contran é acertado e através de um trabalho integrado poderemos alcançar melhores resultados”, disse.
O planejamento programático das intervenções que devem ser realizadas pelo Detran/RN foi apresentado pela servidora Daiane Strine e debatido pelos participantes, inclusive por técnicas da Secretaria de Trânsito de Parnamirim, que se fizeram presentes na reunião a fim de definir ações pedagógicas integradas do Estado com o município. “Esse é um encontro inicial para debater o tema e levantar sugestões para que em outro momento possamos definir toda a programação”, concluiu Vera Rocha.
O Contran aborda pela terceira vez a temática do pedestre no trânsito. No ano de 2000 o assunto escolhido foi “Faixa de Pedestre, a vida pede passagem” e em 2005 a ênfase foi “No Trânsito Somos Todos Pedestres”. A Semana Nacional está prevista no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem a missão de fazer o indivíduo refletir sobre sua responsabilidade enquanto cidadão e integrante do sistema viário.