sexta-feira, 18 de julho de 2014

UFRN e SEEC ampliam oferta do ensino técnico no RN

(Cecília Oliveira / Sirleide Pereira-ASCOM-Reitoria/UFRN)
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Secretaria Estadual de Educação (SEEC) vão ofertar 13 cursos técnicos profissionalizantes em 19 escolas públicas de 25 municípios do estado.
Para tanto, firmaram parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Governo Federal em 2011 para ampliar a educação profissional e tecnológica no país.
Da parte da UFRN, a parceria prevê a oferta dos cursos por meio do corpo docente e coordenação técnica da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), destaque nacional por interiorizar desde 2011 o PRONATEC. O governo do estado vai disponibilizar as escolas públicas nos 25 municípios solicitantes desse serviço educacional.
Cidadania e transformação
Para o coordenador do Pronatec/EAJ, João Inácio, essa parceria UFRN/SEEC ajuda a promover a cidadania porque qualifica os jovens do Rio Grande do Norte. O Pronatec/EAJ está atuando em mais de 70 municípios, mudando a feição dos concluintes e promovendo o desenvolvimento dos locais onde funciona, informou o coordenador. “Com o apoio da Secretaria Estadual de Educação vamos continuar avançado e transformando o Rio Grande do Norte”, completou João Inácio.
“O Pronatec precisa atender a maior quantidade de jovens e trabalhadores tanto na zona urbana, quanto rural do Rio Grande do Norte”, analisou o diretor da EAJ, Júlio César Neto. “Devido a esse apoio do Governo Federal, UFRN, prefeituras e SEEC, temos desenvolvido um trabalho que vai além das instalações da Escola Agrícola de Jundiaí. Ele atinge o objetivo maior do Programa, que é interiorizar e democratizar a oferta da Educação Profissional Técnica”, analisa Júlio César Neto.
Cursos
Técnico de Segurança do trabalho; Manutenção e suporte em informática; Agroecologia; Guia de turismo; Informática; Comércio; Mineração; Logística; Hospedagem; Fruticultura; Agronegócio; Cooperativismo e Agropecuária.
Municípios contemplados
Angicos, Apodi, Arês, Assu, Caicó, Caraúbas, Currais Novos, Guamaré, Itajá, João Câmara, Jucurutu, Martins, Mossoró, Natal, Pau dos Ferros, Pedro Avelino, Pendências, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, Serra do Mel, Serra de São Bento, Santa Cruz, Tibau do Sul, Touros e Umarizal, nas Escolas Estaduais Calpúrnia Caldas, Manoel Salustino, Desembargador Floriano Cavalcante, José Fernandes Machado, Rui Barbosa, Joaquim Inácio, José Fernandes de Melo, Josefa Sampaio, Padre José Maria Biezinger, Francisco Veras, Professor J. Torres, Zenon de Souza, Lavosier Maia Sobrinho, Isabel Barbosa Vieira, Tabelião Júlio Maria, João Manoel Pessoa, Francisco de Assis Bittencourt, Monsenhor Honório, Jacaúma e Monsenhor Joaquim Honório.
Critérios e expectativas
Tem acesso ao PRONATEC aluno com idade acima de 15 anos que esteja cursando o Ensino Médio regular. Além desse critério, a seleção considerou a média do último ano das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
“Esse novo formato de educação técnica privilegia a formação integral e humanística”, disse Suerda Maria Nogueira do Nascimento, subcoordenadora de Educação Profissional da SEEC. A previsão da subcoordenadoria é que em 2015 o número de escolas atendidas sejam 100% a mais que neste segundo semestre de 2014.

Seguidores