Em seu agradecimento, o professor George Dantas, diretor da escola multicampi de ciências médicas da UFRN, disse que “este é um momento histórico e um mérito da UFRN e da comunidade seridoense e do trairi”. “Só acreditamos que este curso seria possível porque a comunidade da região acreditou”, disse o professor, lembrando também da grande “capacidade criativa e intelectual dos alunos da região”. A governadora Rosalba Ciarlini, médica formada na UFRN, se disse “muito feliz” por participar da solenidade. “Como senadora, lutei para a criação do curso e hoje vejo que o sonho está concretizado”, disse.
SONHO
“Desde criança sonho com uma profissão que me faça feliz, e escolhi a medicina para ajudar as pessoas”. A declaração emocionada é do currais-novense João Eduardo Pinheiro Lopes Filho, filho dos empresários João Eduardo Pinheiro Lopes e Ivanete Justino de Morais Pinheiro Lopes. Acompanhado dos irmãos e dos pais, Eduardo esbanjava alegria e entusiasmo pelo momento. O prefeito Vilton Cunha parabenizou o jovem e lembrou que desde o início de 2013 a Prefeitura vem realizando ações importantes de estruturação das Unidades Básicas de Saúde e Policlínica, espaços que serão utilizados para receber os alunos da graduação. “O curso de Medicina multicampi da UFRN irá alavancar a nossa economia e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, disse Vilton.
SOBRE O CURSO DE MEDICINA MULTICAMPI UFRN
A Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte tem como missão promover a formação médica de excelência, apoiada no compromisso social de contribuir para a inovação dos serviços de saúde e a melhoria progressiva da qualidade de vida da população. Propõe-se a formar médicos inseridos na rede de saúde do interior do RN, com vinculação à realidade social e de saúde da população, capazes de aliar qualificada formação técnico-científica com atitudes ético-humanísticas que os possibilitem trabalhar em equipe e impactar positivamente na realidade vigente. As metodologias de ensino-aprendizagem serão centradas no estudante, e o projeto do curso enfatizará o ensino baseado na comunidade e no sistema de saúde, aprendizagem baseada em problemas, ensino de habilidades clínicas e emprego de tecnologias de informação e comunicação. Neste primeiro semestre de aulas, por exemplo, os 40 alunos terão em sua matriz curricular as seguintes disciplinas: Introdução ao estudo da medicina, concepção e formação do ser humano e metabolismo.