Após 59 anos da criação do primeiro curso de medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte pelo professor Onofre Lopes, a instituição de ensino de maior importância do Estado realizou na manhã desta sexta-feira (25), no auditório do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES, em Caicó, a aula inaugural do segundo curso de medicina da universidade que terá um novo formato, o multicampi, com atividades também em Currais Novos e Santa Cruz. A solenidade contou com a participação da reitora da UFRN, Ângela Paiva, da vice reitora Fátima Ximenes, da Governadora Rosalba Ciarlini, do Ministro da Previdência, Garibaldi Alves, dos prefeitos de Currais Novos (Vilton Cunha), Santa Cruz (Fernanda Costa) e Caicó (Roberto Germano), do vice-prefeito de Currais Novos, João Gustavo, além de alguns prefeitos da região, professores do CERES e do novo curso de medicina, além dos 40 novos alunos da graduação.
Em seu agradecimento, o professor George Dantas, diretor da escola multicampi de ciências médicas da UFRN, disse que “este é um momento histórico e um mérito da UFRN e da comunidade seridoense e do trairi”. “Só acreditamos que este curso seria possível porque a comunidade da região acreditou”, disse o professor, lembrando também da grande “capacidade criativa e intelectual dos alunos da região”. A governadora Rosalba Ciarlini, médica formada na UFRN, se disse “muito feliz” por participar da solenidade. “Como senadora, lutei para a criação do curso e hoje vejo que o sonho está concretizado”, disse.
Para a reitora da UFRN, “o novo curso terá um humanismo forte e estará comprometido com os desejos da população”. A reitora comentou sobre dois médicos de grande importância para o Seridó, Dr. Pires e Mariano Coelho. Sobre o médico currais-novense, a reitora comentou que “Mariano Coelho era o médico que atendia a todos e que levou alento e cura a quem necessitasse”. A solenidade também contou com a presença da diretora e do vice do CERES, professores Ana Aires e Mário Lourenço. Em seu agradecimento, o professor George Dantas, diretor da escola multicampi de ciências médicas da UFRN, disse que “este é um momento histórico e um mérito da UFRN e da comunidade seridoense e do trairi”. “Só acreditamos que este curso seria possível porque a comunidade da região acreditou”, disse o professor, lembrando também da grande “capacidade criativa e intelectual dos alunos da região”. A governadora Rosalba Ciarlini, médica formada na UFRN, se disse “muito feliz” por participar da solenidade. “Como senadora, lutei para a criação do curso e hoje vejo que o sonho está concretizado”, disse.
SONHO
“Desde criança sonho com uma profissão que me faça feliz, e escolhi a medicina para ajudar as pessoas”. A declaração emocionada é do currais-novense João Eduardo Pinheiro Lopes Filho, filho dos empresários João Eduardo Pinheiro Lopes e Ivanete Justino de Morais Pinheiro Lopes. Acompanhado dos irmãos e dos pais, Eduardo esbanjava alegria e entusiasmo pelo momento. O prefeito Vilton Cunha parabenizou o jovem e lembrou que desde o início de 2013 a Prefeitura vem realizando ações importantes de estruturação das Unidades Básicas de Saúde e Policlínica, espaços que serão utilizados para receber os alunos da graduação. “O curso de Medicina multicampi da UFRN irá alavancar a nossa economia e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, disse Vilton.
SOBRE O CURSO DE MEDICINA MULTICAMPI UFRN
A Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte tem como missão promover a formação médica de excelência, apoiada no compromisso social de contribuir para a inovação dos serviços de saúde e a melhoria progressiva da qualidade de vida da população. Propõe-se a formar médicos inseridos na rede de saúde do interior do RN, com vinculação à realidade social e de saúde da população, capazes de aliar qualificada formação técnico-científica com atitudes ético-humanísticas que os possibilitem trabalhar em equipe e impactar positivamente na realidade vigente. As metodologias de ensino-aprendizagem serão centradas no estudante, e o projeto do curso enfatizará o ensino baseado na comunidade e no sistema de saúde, aprendizagem baseada em problemas, ensino de habilidades clínicas e emprego de tecnologias de informação e comunicação. Neste primeiro semestre de aulas, por exemplo, os 40 alunos terão em sua matriz curricular as seguintes disciplinas: Introdução ao estudo da medicina, concepção e formação do ser humano e metabolismo.