terça-feira, 22 de julho de 2014

UFRN e SEEC realizam coletiva de imprensa nesta terça-feira (22)

Cecília Oliveira – Comunica Pronatec/EAJ /UFRN
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através da Escola Agrícola de Jundiaí e a Secretaria Estadual de Educação (SEEC) realizam nesta terça-feira às 16 horas, coletiva de imprensa na Sala de Reuniões da Reitoria da UFRN para debater a ampliação de oferta dos cursos técnicos profissionalizantes para alunos das Escolas da Rede do Estado.
A oferta de cursos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), atendeu inicialmente o Colégio Estadual do Atheneu Norte-Riograndense em Natal, Escola Estadual José Biezinger, São Gonçalo do Amarante e a Escola Estadual Professora Auta de Souza em Macaíba, com cinco cursos técnicos.
Intensificando essa parceria com a SEEC, serão ofertados pela EAJ/UFRN, com previsão de início dia 28/07, em onze escolas da rede do estado, mais cursos técnicos na forma concomitante como: técnicos em Segurança do Trabalho, Apicultura, Informática, Guia de Turismo, Manutenção e Suporte em Informática e Agroecologia nos municípios de Natal, Mossoró, Jucurutu, Serra do Mel, Jardim do Seridó, Santa Cruz, Parelhas, Caraúbas, Apodi e Assú.
“As escolas onde serão ofertados os cursos foram contempladas com o Programa Brasil Profissionalizado, estão autorizadas a funcionarem como Escolas de Educação Profissional, com laboratórios equipados e acervos bibliográficos”, explica a Secretária de Educação, Betânia Ramalho.

Cidadania e transformação
A UFRN, segundo a reitora Ângela Paiva Cruz, vem buscando a expansão acadêmica com qualidade e a ampliação do ensino técnico (presencial e a distância) para jovens e trabalhadores, através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). “A crescente importância do Pronatec deve-se não só à quantidade de pessoas que estão sendo atendidas pelo Programa, como também pelo acesso à cidadania que tem sido promovido. A qualidade da educação básica é hoje o grande desafio ligado à nossa geração. O Pronatec surge como resposta imediata à necessidade de formar profissionais qualificados para atuar num mercado globalizado e cada vez mais exigente. A parceria com a Secretaria Estadual de Educação permitirá ampliar o número de beneficiados pelo Programa e transformar a educação norte riograndense”.
Segundo o Diretor da Escola Agrícola de Jundiaí, Prof. Júlio César Neto, a parceria com a Secretaria Estadual de Educação é reflexo do processo de expansão pelo qual o Pronatec/Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN está passando para ampliar o número de beneficiários e transformar o RN.
“O Pronatec precisa atender o maior número de jovens e trabalhadores tanto na zona urbana, quanto rural do Rio Grande do Norte. Com o apoio do Governo Federal, UFRN, Prefeituras e da Secretaria Estadual de Educação, temos conseguido desenvolver um trabalho além das instalações da Escola Agrícola de Jundiaí, atingindo o objetivo maior do Programa que é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica”, aponta o Prof. Júlio César Neto.
Critérios e expectativas
Para ter acesso aos Cursos Técnicos na forma Concomitante, o aluno deverá ter idade acima de 15 anos e estar cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio regular. Além desses critérios, será realizada uma seleção pelo SIGEDUC onde será considerada a média do último ano das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A SEEC e a Escola Agrícola de Jundiaí estão trabalhando na pactuação de mais cursos técnicos para os municípios de Angicos, João Câmara, Arês, Caicó, Currais Novos, Guamaré, Itajá, Martins, Natal, Pau dos Ferros, Pedro Avelino, Pendências, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, Serra de São Bento, Tibau, Touros e Umarizal.
Além dos cursos técnicos na forma concomitante para os alunos da rede estadual, a parceria visa intensificar também a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC, do Projovem Urbano, como também cursos para qualificação de funcionários terceirizados e servidores da Secretaria Estadual de Educação.










Seguidores