sexta-feira, 25 de julho de 2014

Garibaldi participa de aula inaugural do Curso de Medicina em Caicó

image O ministro da Previdência, Garibaldi Filho, participou hoje de manhã (25) da aula inaugural do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó, evento que contou com a presença dos 40 alunos e professores que serão responsáveis pelo ‘ponta-pé’ inicial do novo curso. Recepcionado pela reitora da instituição, Ângela Paiva Cruz, o ministro esteve acompanhado dos prefeitos de Caicó (Roberto Germano), Currais Novos (Vilton Cunha) e Santa Cruz (Fernanda Farias), municípios contemplados pelo processo de interiorização do ensino superior da UFRN.

            Além dos prefeitos, estiveram presentes autoridades da área médica e da educação, à exemplo do diretor da Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer, Ivo Barreto,  do reitor da UERN, Pedro Fernandes, do reitor do campus de Caicó, Álvaro Lima e da governadora Rosalba Ciarlini.  Durante seu discurso, o ministro Garibaldi salientou que a interiorização do ensino superior é uma iniciativa louvável. “Essa nova realidade vai promover a formação médica, renovando o serviço da saúde na região”, disse Garibaldi.

            Para o ministro, a vinda do Curso de Medicina para os principais municípios do Seridó e do Trairí vai aumentar a oferta de profissionais com formação de qualidade, proporcionando a permanência dos futuros médicos nas suas próprias regiões. “Esses profissionais terão uma maior proximidade com a população local, um diferencial para a relação médico-paciente”, destacou o ministro Garibaldi Filho.

            O ministro fez ainda um parêntese em relação ao Ministério da Previdência Social, que têm em seus quadros funcionais milhares de médicos-peritos mas, que, vez por outra, apresentam uma demanda elevada de pedidos de transferências para suas regiões de origem. “Há um número expressivo desses pedidos e iniciativas como essa podem ajudar a mudar essa realidade”, ponderou o ministro da Previdência.

Seguidores