sexta-feira, 18 de julho de 2014

Em preparação para o 1º Fórum, Comissão Pró-Selo UNICEF realiza mais uma reunião em Jardim do Seridó

imageAconteceu na tarde desta quinta-feira (17), na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, mais uma importante reunião preparatória para a realização do 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016 em Jardim do Seridó que ocorrerá no dia 29 de julho, a partir das 13 horas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Estiveram presentes, representantes da Comissão Intersetorial; articulador local do Selo, José Pereira e a presidente do CMDCA, Valdira Fonseca, entre representantes de outros setores.

O guia metodológico do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016 prevê a realização de dois Fóruns Comunitários, oportunidades de encontros e diálogos. “São atividades obrigatórias no processo de certificação dos municípios, considerando a sua importância estratégica na gestão das políticas e no controle social do Estado”, explicou José Pereira.

Os Fóruns Comunitários do Selo UNICEF são espaços de engajamento da sociedade no planejamento, acompanhamento e avaliação de um conjunto de Ações Estratégicas de Políticas Públicas e de Participação Social. Tais ações buscam garantir a igualdade de oportunidade de acesso aos direitos, para que cada criança se desenvolva protegida da violência, brinque, aprenda e viva com plenitude a sua infância e adolescência.

O 1º Fórum é o momento para se fazer um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município e refletir sobre fatores de desigualdades como renda, cor da pele, gênero, idade, deficiências e local de moradia. Também é o espaço de escuta e de levantamento de propostas para a elaboração do Plano Municipal de Ação para a Proteção Integral de Crianças e Adolescentes.

Já o segundo Fórum Comunitário, previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2016, avaliará a caminhada do município rumo aos objetivos do Selo UNICEF. “Será a comprovação do que foi feito, e se não foi feito, dizer por que não fez. Como também a constatação do compromisso firmado para os dois últimos anos (2015-2016)”, informou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Valdira Fonseca

Seguidores