segunda-feira, 30 de março de 2015

Inscrições para as provas no exterior vão até 15 de abril

Estão abertas até 15 de abril próximo as inscrições para o Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) de 2015. O exame é destinado àqueles que não puderam concluir os estudos na idade apropriada. Podem fazer a inscrição para esta edição os brasileiros residentes no exterior e pessoas privadas de liberdade (Encceja PPL) no Japão.

Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Encceja no exterior terá provas em Ota, Hamamatsu e Nagoia, no Japão. Na Europa, o exame será realizado em Portugal, Bélgica, Espanha, Reino Unido e Suíça. Nas Américas do Sul e do Norte, os inscritos farão as provas na Guiana Francesa e nos Estados Unidos, respectivamente.

As datas de realização das provas variam conforme a etapa da educação básica. Para o ensino fundamental, em 30 de maio, nos turnos matutino e vespertino. Para o ensino médio, em 31 de maio, também de manhã e à tarde.

Para concorrer ao certificado de conclusão do ensino fundamental, o candidato deve ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas. Quem pretende obter o certificado do ensino médio deve ter a idade mínima de 18 anos completos. Aqueles que já participaram de edições anteriores (2011, 2013 ou 2014) devem informar o número do passaporte para fins de certificação.

Os gabaritos das questões objetivas serão divulgados na página do Inep na internet até o décimo dia útil seguinte ao de realização do exame.

PPL — A inscrição dos submetidos a penas privativas de liberdade no Japão ficará a cargo do responsável no Consulado-Geral, em Tóquio. O período para cadastramento no sistema, aberto nesta segunda-feira, 30, vai até 15 de abril, pela internet. As provas do PPL serão realizadas de 1º a 12 de junho próximo, em unidades prisionais da jurisdição do Consulado-Geral em Tóquio.

Mais informações sobre o Encceja no exterior e para os privados de liberdade no Edital do Inep nº 3, de 25 de março de 2015, publicado no Diário Oficial da União do dia 26 último.

As inscrições devem ser feitas na página do exame na internet.

Assessoria de Comunicação Social com informações do Inep

Seguidores