Mais de 200 parlamentares de todos os partidos aderiram na manhã dessa quarta-feira, 11, à Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais, lançada durante um café no Restaurante do Anexo IV da Câmara dos Deputados, em Brasília, pela Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
O movimento suprapartidário objetiva a aprovação da Lei Orçamentária Anual (orçamento 2015) pelo Congresso; evitar cortes no orçamento destinado à educação; apoiar a consolidação da expansão das instituições federais de Ensino Superior (IFES), assim como as metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
Lideranças políticas potiguar, como a senadora Fátima Bezerra (PT/RN), o deputado Rafael Motta (PROS/RN), entre outros, se uniram nessa luta em busca da retomada os trabalhos no congresso nacional em favor das IFES. “Nesse momento em que estamos vivendo um novo contexto, com a decisão da presidenta Dilma de adotar como mote do governo ‘Brasil, Pátria Educadora’, nós precisamos levar adiante o nosso projeto com essas instituições”, disse a deputada Margarida Salomão (PT/MG), a respeito da Frente que acaba de ser lançada.
Presente ao evento, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, considerou a adesão dos parlamentares “um sucesso”. Ângela Paiva empenhou-se no fortalecimento dessa Frente, convidando, individualmente, os parlamentares do estado a se engajarem nessa luta.
A Andifes passou o restante do dia elegendo uma pauta a ser trabalhada com os respectivos parlamentares da Frente.
(Sirleide Pereira – Ascom-reitoria/UFRN)