terça-feira, 10 de março de 2015

Debates sobre universidade pública levam reitora à Brasília

Nos dias 11 e 12 de março, a reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, cumpre agenda de trabalho em Brasília. Às 8h30 da manhã dessa terça-feira participa no restaurante do Anexo 4 da Câmara Federal, do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio às universidades federais. No mesmo dia Ângela Paiva estará presente à abertura do 5º Fórum Nacional de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), cujo tema é “Desafios e Perspectivas da Universidade Pública Brasileira no Marco do PNE”.
O objetivo do Fórum da CNE é identificar limites e estabelecer as transformações necessárias para ampliar a participação da universidade pública nas vocações econômicas de cada região, além de identificar políticas e ações que estimulem a inovação tecnológica nas empresas, no fortalecimento de políticas sociais e na ampliação do espaço público destinado à cultura e ao conhecimento como fatores básicos de inserção social e na cidadania.
O Fórum da Educação Superior foca na atuação da universidade pública na produção do conhecimento, da formação e da pesquisa no atual estágio de desenvolvimento e desafios de crescimento econômico. Serão abordadas questões de gestão e governança das universidades, o processo de autoavaliação, a atualidade e amplitude dos currículos e as áreas de pesquisa.
O evento vai até 13 de março e contará com a participação de pesquisadores, empresários e especialistas em políticas públicas, além dos conselheiros do CNE, dirigentes públicos e especialistas.
(Sirleide Pereira – Ascom-reitoria/UFRN e Ascom MEC)

Seguidores