sábado, 28 de março de 2015

Sesap decreta estado de epidemia de dengue no Rio Grande do Norte

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) decretou epidemia de dengue no Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (27) pelo secretário Ricardo Lagreca. Diante do quadro, ações de combate à doença serão intensificadas no estado.
O cenário epidêmico foi decretado em função do aumento significativo no número de notificações: do início deste ano até esta sexta-feira, foram notificados 6.902 casos suspeitos de dengue, o que representa um aumento de 169,82% em comparação ao mesmo período do ano passado. Deste total, houve 523 confirmações da doença. O prazo para diagnóstico laboratorial é de 60 dias.
Os municípios que mais notificaram foram Natal (1.868), Currais Novos (508), Parelhas (404), Parnamirim (368), Cerro Corá (243), Acari (230), Ceará-Mirim (213) e São Gonçalo (199). Desde o início do ano, sete mortes suspeitas de dengue foram notificadas, sendo uma confirmada pela secretaria.
Lagreca enfatizou que o controle da dengue é uma responsabilidade de todos. “É preciso que a população participe ativamente tanto na prevenção dos possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, quanto na denúncia desses focos, por meio do Disque Denúncia ou on line, por meio do Observatório da Dengue”.


Para intensificar as ações de vigilância, prevenção e controle da dengue e febre do Chikungunya, a Sesap recebeu R$ 542 mil, além do recurso da Vigilância, em Saúde recebido mensalmente, e o total de municípios do estado recebeu uma quantia de R$ 2.773.000,00, de acordo com a Portaria nº 2.757, de 12/12/14, do Ministério da Saúde. 
Para combater a dengue no RN, estão sendo realizadas diversas ações, como a capacitações para agentes de combate às endemias, visitas aos municípios para prestar apoio técnico, além da operação de UBV (carro fumacê) em Currais Novos, Natal, Acari, Parelhas e Carnaúba dos Dantas, conforme os critérios estabelecidos em nota técnica elaborada pelo Programa. Entre as próximas ações previstas estão a reativação do comitê interinstitucional de combate à dengue, reunião com as regionais de Saúde para discutir medidas de prevenção e controle da dengue, na próxima terça-feira (31), no Cefope, realização do Fórum Estadual sobre Controle e Prevenção da Dengue com a participação dos secretários municipais de Saúde, COSEMS, Federação dos Municípios do RN (FEMURN) e Conselho Estadual de Saúde (CES), e UFRN na quarta-feira (1), no Hotel Praiamar, e capacitação em bloqueio de caso para os municípios da Grande Natal em abril.
O Programa Estadual de Controle da Dengue da Sesap chama a atenção para os cuidados com relação a possíveis criadouros do mosquito, orientando para que a população fique alerta às medidas de prevenção, entre elas: manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; manter a lixeira fechada e não acumular lixo em locais impróprios; colocar areia nos vasos das plantas, entre outras.

Natal

Além das ações estaduais, o município de Natal também está trabalhando no controle da dengue na capital. Na manhã desta sexta-feira, o Departamento de Vigilância em Saúde e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou uma caminhada no bairro de Pajuçara, além de diversas ações de prevenção à doença.
"Escolhemos Pajuçara devido ao alto índice de notificação de casos da dengue no bairro. Essa ação visa controlar o Aedes aegypti vetor transmissor da Dengue e da Chikungunya. Estamos também realizando ação educativa nas escolas do bairro", destacou gerente técnica, Úrsula Torres.
Após a caminhada, as ações tiveram continuidade na ESF de Pompéia, com a verificação de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de kits de prevenção bucal, preservativos, de material informativo como panfletos e folders, além da distribuição e orientação de uso do hipoclorito de sódio em lugares com água parada para evitar que a proliferação do mosquito
. Fonte: Tribuna do Norte.

Seguidores