sábado, 7 de março de 2015

Exemplo na prevenção contra as drogas, Picuí será sede de projeto da CNM com União Europeia

Picuí, Município do interior paraibano, é exemplo quando se trata de prevenção às drogas e atendimento a usuários, com destaque para o público jovem. A prefeitura desenvolve o Núcleo de Apoio à Criança e Adolescente (Nacad). Por isso, Picuí foi escolhido para ser a sede regional de um projeto que busca o enfrentamento ao álcool e outras drogas, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com a União Europeia.

A escolha de Picúi foi justamente pela experiência com o Programa Social Nacad. É um trabalho de reinserção que oferece às crianças e adolescentes oficinas de dança, música e teatro, prática de esportes, terapias ocupacionais, cursos profissionalizantes nas áreas de computação, mecânica e serigrafia e acompanhamento médico. Tudo isso para evitar que eles estejam sujeitos ao uso de entorpecentes e fiquem longe das ruas, à mercê de traficantes. É um projeto simples, que busca a transformação.

A estreia de Picuí como sede do projeto da CNM e da União Europeia será com uma reunião, onde os convidados são os doze prefeitos e secretários de Saúde e Assistência Social que compõem a 4.ª Região Geoadministrativa do Estado da Paraíba. Eles são de Baraúna, Barra de Santa Rosa, Cubati, Cuité, Damião, Frei Martinho, Nova Floresta, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Picuí, Seridó, Sossego.

Rede de combate
O objetivo é regionalizar as ações de enfretamento ao uso de álcool e outras drogas. A reunião será no dia 20 de março e será um importante espaço para debater e apresentar o projeto. Ele forma uma rede para o combate na região do Seridó e Curimatáu Paraibano.

Por Araruna Online: Fonte: Agência CNM, com informações da Prefeitura de Picuí

Seguidores