segunda-feira, 20 de julho de 2015

IFRN vai desenvolver 21 projetos de cultura em diversos campi

IFRN vai desenvolver 21 projetos de cultura em diversos campiO Instituto ficou em 18º lugar em nível nacional e em 5º na região Nordeste na seleção do Programa.

O Ministério da Educação divulgou no último dia 10 de julho a listagem com as instituições contempladas com recursos financeiros no Edital Mais Cultura nas Universidades, cuja finalidade é desenvolver e fortalecer o campo das artes e da cultura no país, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural. O IFRN foi uma das instituições que teve seu Plano de Cultura aprovado, após concorrer com mais de 100 instituições públicas federais. O Instituto ficou em 18º lugar em nível nacional dentre as instituições e em 5º lugar da região Nordeste, com a aprovação de um valor de R$ 1.125.000,00 reais para investimento de projetos culturais. 

O IFRN teve 21 projetos agraciados pelo edital nas áreas de música, teatro, artes visuais, cinema, dança, saberes e fazeres tradicionais, museu, formação profissional e diversidade cultural. A aplicação do recurso e o desenvolvimento dos projetos foram discutidos na última sexta-feira (17), em reunião que contou com a participação da coordenadora geral do Programa no IFRN, Maria Isabel Dantas; da assessora de Projetos e Convênios, Sandra Maria Nóbrega; da coordenadora de Extensão (Proex) do Campus Cidade Alta, Hortencia Silva Nepomuceno dos Santos, e da pró-reitora de Extensão, Régia Lúcia Lopes.  "A principal ação do Plano será o Circuito Mais Cultura, que acontecerá em quatro cidades polos e promoverá a itinerância de alguns projetos, podendo inclusive envolver atividades dos campi dessas regiões e também outros grupos culturais das comunidades", declarou Régia.

A elaboração do plano foi coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e contou com a participação de servidores dos Campi Cidade Alta, Natal-Central, Zona Norte, EaD e Macau. O plano contempla os seguintes eixos temáticos: Produção e Difusão das Artes e Linguagens; Arte, Comunicação, Cultura das Mídias e Audiovisual; Economia Criativa, Empreendedorismo Artísticos e Inovação Cultural. Segundo Régia Lopes, o projeto será executado em 24 meses. No momento, aguarda-se a liberação de recursos para iniciar as atividades.

Alguns projetos envolvem todos os campi do IFRN, como é o caso do Festival da Canção Popular do IFRN, que deverá fazer seleção de canções em todos os campi e outros projetos que levam concertos às cidades do interior do RN, como é o caso dosConcertos Populares no Seridó “Para ouvir e Compreender Música”.  Outras ações contemplam a formação profissional com cursos FIC abertos à comunidade.

O plano tem a gestão composta por um COMITÊ GESTOR DO PLANO DE CULTURA (COGECULT), composto por 4 câmaras: Câmara de Políticas e Ações Culturais, Câmara de Acompanhamento e Avaliação, Câmara de Comunicação e Mobilização e Câmara de Gestão Contábil e Financeira. A Proex está iniciando reuniões com a Coordenação Geral e posteriormente com as câmaras e coordenações de projetos para iniciar os ajustes financeiros que devem ser realizados, tendo em vista que os recursos totais aprovados contemplam 75% dos recursos solicitados.

Acesse o Plano de Cultura do IFRN.

A seguir são listados os projetos que foram propostos na elaboração do plano com os respectivos coordenadores.

Campus

Projeto

Coordenação

Cidade Alta

Circuito Mais Cultura

Victor Varela Ferreira Medeiros de Oliveira/Nara da Cunha Pessoa

Coral Infantil do Campus Natal – Cidade Alta do IFRN

Maria de Lourdes Lima de Souza Medeiros

Formação Inicial e Continuada (FIC) em Rabeca por meio da Orquestra-Escola de Rabeca

COEX-CAL

Formação Inicial e Continuada (FIC) em Viola Sertaneja por meio da Orquestra-Escola de Viola Sertaneja

COEX-CAL

Formação Inicial e Continuada (FIC) em Música Percussiva de matriz afro-brasileira e indígena, folguedos, manifestações e personagens da cultura popular, por meio do Grupo Folia de Rua Potiguar

COEX-CAL

Grupo de Dança Contemporânea do Campus Natal - Cidade Alta

Analwik Tatielle Pereira de Lima Solci

Formação Inicial e Continuada (FIC) em Dança de Salão por meio do projeto Vem Dançar Comigo

COEX/CAL

Formação em Capoeira com o Grupo Cordão de Ouro

COEX/CAL

Cinemateca Potiguar

Mary Land de brito Silva

Núcleo de Prática Profissional em Cultura, Turismo e Lazer

Victor Varela Ferreira Medeiros de Oliveira

Programa de Incubação e Formação na Modalidade de Educação a Distância, nas áreas de Gestão Cultural, Marketing Cultural e Gestão Contábil e Financeira por meio da Incubadora Tecnológica de Cultura e Arte do IFRN (ITCART)

Jayr Alencar de Lima e Ana Maria Ramos Velasque

Projeto Galeria Itinerante de Arte Potiguar

Hortencia Silva Nepomucemo dos Santos

Ludus Cidade - Museu do Brinquedo Popular

Marcos Vinicius Faria de Oliveira

Natal Central

Festival da Canção Popular do IFRN

Leão Xavier da Costa Neto

Concertos Populares no Seridó “Para Ouvir e Compreender Música”

Roderick Fonseca dos Santos

Outro Olhar Para a Cena: uma proposta de formação do espectador no IFRN

Marinalva Nicácio Moura

Doces do Seridó Potiguar: criação, implantação e manutenção de um espaço museal digital

Maria Isabel Dantas

EaD

Formação em Capoeira com o Grupo Corpo Livre

Fernando Luis Dias Varela

Laboratórios Multimídia dos Núcleos de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas (NEABI)

Roberto Douglas da Costa

Natal Zona Norte

Música na Escola

Fabio Alexandre Araújo dos Santos

Macau

Coral EnCantus do Sal do IFRN Macau: o canto brasileiro na Costa Branca Potiguar

Priscila Gomes de Souza

 

Seguidores