segunda-feira, 13 de julho de 2015

Crianças aprendem sobre seus direitos e deveres na comemoração dos 25 anos do ECA, na LBV

imageA Legião da Boa Vontade (LBV), promoveu nesta segunda-feira, 13 de julho, várias atividades lúdicas com o tema: “Meus direitos, meus deveres eu aprendo com o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente”. A iniciativa faz parte das comemorações alusivas aos 25 anos do Estatuto e teve o objetivo de ampliar a divulgação e o conhecimento entre crianças e adolescentes, além de preservar a garantia dos direitos básicos, à educação, à saúde, ao bem-estar em geral, propiciando à sua vivência.

Durante todo o dia foram trabalhados eixos temáticos abordando o detalhamento das normas e procedimentos aplicáveis no estatuto. Assegurar o tratamento adequado à criança e ao adolescente como sujeitos de direitos, promover ações de proteção integral no exercício da sua cidadania, promover o protagonismo juvenil e a vivência saudável entre família e comunidade, foram alguns dos assuntos discutidos. O menino Samuel, 12 anos, falou do aprendizado adquirido durante o dia: “Aprendi que toda criança tem o direito de ser feliz, de brincar e estudar, também devemos ter o cuidado com o que iremos acessar pela internet e que o não trabalho forçado, agressão ou qualquer forma de violência faz parte dos nossos direitos adquiridos pelo Estatuto da Criança”, destacou. 

Segundo Maria Vitória, de 11 anos, “a criança e o adolescente tem o direito a educação, ao lazer e de ser feliz. Ela não pode viajar sozinha sem o acampamento dos pais, ou responsável, não pode trabalhar forçadamente, ter o cuidado com acesso à internet, pois muitas crianças são exploradas”, lembrou.


Ao falar desse momento comemorativo pelos 25 anos do ECA, a educadora social da LBV, Ozana Maria, ressaltou: “Hoje, tivemos a abertura do projeto – Meus direitos, meus deveres eu aprendo com o ECA. É uma proposta que abrange a criança, o adolescente e a família. A iniciativa traz aos atendidos uma reflexão sobre seus direitos desde sua infância. A LBV trabalha no exercício da cidadania e aqui incentivamos a prática efetiva dos seus direitos e deveres”, ressaltou a educadora.

As comemorações e discussões sobre o tema continuam, por meio das oficinas desenvolvidas diariamente no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Natal/RN, localizado na Rua Dos Caicós, 2148 – Dix-Sept Rosado. Informações pelo telefone: (84) 3613-1655.

Seguidores