segunda-feira, 20 de julho de 2015

“Festa da inteligência” entrega prêmios a mais de 6 mil alunos

Ministro Renato Janine com os estudantes Alessandro Oliveira, Gabriel Fazoli, Luize Mello, Bruno Nishimoto e João Baptista de Paula. Eles foram os hepta e hexacampeões da premiação. (Foto: Divulgação/Obmep)O Rio de Janeiro recebeu, na tarde desta segunda-feira, 20, a cerimônia nacional de premiação da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2014). O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, esteve na cidade para participar do evento.

Foram premiados 6.501 alunos com medalhas, sendo 501 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze. Mais de 5 mil municípios brasileiros estiveram na disputa, com cerca de 18 milhões de estudantes matriculados em aproximadamente 46 mil escolas públicas. “Trata-se de uma grande festa da inteligência. Temos que nos convencer de que a inteligência é algo leve, que deve ser festejado. Matemática requer disciplina, mas também é imaginação. Vocês estão tendo aqui o reconhecimento da sua imaginação e inteligência”, disse Janine Ribeiro em seu discurso.

Diante dos alunos, o ministro também falou sobre o futuro e parabenizou o esforço de cada um. “Esse mundo que se abre diante de vocês não é trivial. Orgulhem-se muito da historia de vida que vocês já têm”, disse. E completou: “Quanto mais o país for justo e der oportunidades, mais livres os alunos serão para escolher caminhos.”

Além de Janine Ribeiro, também estiveram presentes à mesa a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), professora Helena Nader; o presidente da Academia Brasileira de Ciências, professor Jacob Palis; o coordenador-geral da Obmep, Claudio Landim; o presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, professor Marcelo Viana; o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, César Camacho; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo.

Resultados - Dentre as escolas municipais e estaduais que participaram da Obmep 2014, a que ficou com o maior número de medalhas de ouro foi a Escola de Ensino Médio Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves (PI), cidade com 5,5 mil habitantes e um dos mais baixos índices de desenvolvimento humano (IDHs) do país, com três medalhas conquistadas.

Além de uma olimpíada, a Obmep se tornou um projeto de aprendizagem da matemática nas escolas públicas e mecanismo de inclusão social para revelar novos talentos. O evento é realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, com apoio do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Os resultados completo serão divulgados na página oficial da Olimpíada.

Assessoria de Comunicação Social

Seguidores