segunda-feira, 17 de maio de 2010

RN está preparado para inspeção da FIFA

estádio O secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa de 2014, Fernando Fernandes, assegurou que o Estado está preparado para a visita que inspetores da Federação Internacional de Futebol (FIFA) farão ao Rio Grande do Norte nesta terça-feira (18), às 9h, no Centro Administrativo. Após a visita haverá reunião fechada entre os técnicos. “O RN está cumprindo os prazos dados pela FIFA. É o momento agora de todo o RN se unir para viabilizar este projeto da Copa, que não é um projeto de governo, mas do Estado. O governo está apenas cumprindo a sua parte para a consolidação desse projeto”, enfatizou o governador Iberê Ferreira de Souza.

A vistoria inclui a apresentação do projeto arquitetônico do Estádio das Dunas – o novo Machadão –, do modelo econômico adotado para o empreendimento – “o Estado vai mostrar que tem condições de buscar através de uma PPP (parceria público-privada) recursos para viabilizar o projeto”, defende Fernando Fernandes – e da visita ao local das obras.

Segundo Fernando Fernandes, a maioria das cidades sedes da Copa vai executar o projeto em mais de uma etapa. “Aqui no Rio Grande do Norte, nós já iniciamos a primeira fase do projeto”, disse o secretário, referindo-se aos trabalhos de terraplenagem e de um novo acesso do Centro Administrativo, que terá a mudança do seu pórtico de entrada para a área entre as secretarias da Educação (SEEC) e do Trabalho e Assistência Social (Sethas).

As obras devem durar 60 dias. Após esse período, será consolidado, por meio do edital de concorrência pública, do parceiro investidor (a empresa) que vai demolir o Machadão e construir, administrar e operacionalizar o novo estádio. Segundo Fernandes, pelo menos 10 empresas – apenas uma com sede local – já demonstraram interesse em participar da licitação para a PPP.

De acordo com o secretário, pelos próximos quatro anos, o estado do Rio Grande do Norte terá investimentos de R$ 2 a 3 bilhões. “Somente este ano (2010), o Governo do Estado fará investimentos de R$ 40 milhões”, informa. Os investimentos serão a título de contrapartida e para a contratação de projetos de consultoria, arquitetônicos e contratos.

Natal é a 10ª cidade sede a ser visitada pela comissão da FIFA – três arquitetos e um fotógrafo (para registro do andamento das obras) –, tendo a frente o arquiteto Carlo de La Corte, responsável pelo projeto. As seguintes são Recife e Salvador.

O secretário lembra que o edital de consulta pública está disponível no site do Governo do Estado – www.rn.gov.br – , conforme exigência da FIFA, onde deve permanecer até o final deste mês, e que o RN está com o processo licitatório em andamento “Não estamos, portanto, longe dos prazos dados pela FIFA para a Copa de 2014”, ressalta. A expectativa do secretário é que até o final deste ano as obras de construção do novo estádio tenham começado.  Texto Foto: Assessoria.

GOVERNO DO RIO GRANDE DO NORTE

Seguidores