O secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Lázaro Mangabeira, representou o governador Iberê Ferreira de Souza na manhã desta quarta-feira (12), durante a primeira reunião de trabalho do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O evento aconteceu no auditório do Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal (CEF), em Brasília.
Lázaro Mangabeira e o secretário estadual de Infra-estrutura, Dâmocles Trinta, são os coordenadores do programa no Rio Grande do Norte. O principal objetivo do primeiro encontro foi esclarecer as formas de acesso e os critérios de seleção do PAC 2 para os eixos saneamento, habitação, drenagem, contenção de áreas de risco e pavimentação.
O Rio Grande do Norte já dispõe de um projeto inserido no PAC 2. É a construção da barragem de Oiticica, cujos valores assegurados pelo Governo Federal, por meio do PAC 2, somam R$ 250 milhões. O projeto visa aumentar as reservas de águas superficiais do Rio Grande do Norte, aproveitando o potencial hídrico do rio Piranhas/Açu, reforçado pela Transposição do rio São Francisco.
O secretário Lázaro Mangabeira afirmou que a concretização da barragem de Oiticica possibilitará melhorias no abastecimento humano e industrial, expansão da agricultura irrigada, além da geração de energia elétrica para atender às demandas do plano do eixo de Integração do Seridó, que prevê uma extensão de 38 quilômetros. "Cerca de 164 mil pessoas serão beneficiadas, principalmente as da região do Seridó, que apresenta um dos maiores déficits hídricos do Estado", assinalou o secretário. Fonte: Assessoria