terça-feira, 25 de maio de 2010

Prefeitura de Jardim do Seridó firma convênio com UFRN


Em viagem à Natal nesta segunda (24), o Prefeito de Jardim do Seridó, Jocimar Dantas firma convênio (nº 141/2010) com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que estabelece a implantação do Programa Trilhas Potiguares.
Este programa é coordenado e supervisionado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRN. Os projetos específicos para cada município serão coordenados por docentes, com a participação de alunos dos diversos cursos de graduação da UFRN.
O projeto abrange diversas áreas da sociedade, que receberá uma comitiva com cerca de 20 alunos em diversos segmentos. A semana destinada para o desenvolvimento do Programa em Jardim do Seridó será de 11 a 17 de julho.

Secretária Zuíla participa do XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde
 A Secretária Municipal de Saúde de Jardim do Seridó, Zuíla Coutinho estará participando a partir desta terça (25) até o dia 28, em Gramado (RS), do XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o evento vai reunir secretários municipais de saúde, trabalhadores e usuários do sistema de saúde de mais de 1.500 municípios de todo o país. O congresso fará um diagnóstico do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com o tema Construindo o SUS no século XXI: Direito a saúde e meio ambiente, o congresso tem o objetivo de avaliar a saúde pública do Brasil, compartilhar experiências bem-sucedidas nos municípios e projetar o futuro do SUS.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou presença na abertura, no dia 25, às 19h30. Também participarão o presidente do Conasems, Antônio Carlos Nardi, o presidente da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Diego Victoria, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Beatriz Dobashi, entre outras autoridades. Os principais candidatos à Presidência da República receberam o convite e estudam a possibilidade de comparecer ao congresso.
Mais de 2.300 pessoas participarão de mesas, oficinas, seminários, painéis e cursos. Entre os temas das mesas, por exemplo, está Dilemas da gestão contemporânea, que trata dos entraves para um serviço público de saúde mais eficaz e abrangente. A importância de equipes multidisciplinares (médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, psicólogos) para fortalecer a atenção primária será abordada na mesa Desafios e avanços do Modelo de Atenção.
Também serão apresentadas questões referentes ao financiamento da saúde, ao meio ambiente, à saúde da criança e da mulher e à gestão do SUS. Além disso, municípios de mais de 20 estados vão expor 152 experiências inovadoras na área de saúde na “Feira Aqui tem SUS”. São ações de promoção de hábitos de vida saudáveis, controle do uso abusivo de álcool, combate à dengue, entre outras.
congresso
Assessoria

Seguidores