segunda-feira, 24 de maio de 2010

Jardim do Seridó receberá Trilhas Potiguares em julho.

eco1Foto: A secretária Marecilda acompanhada pelas aluna e professora da UFRN

A representação da equipe que desenvolverá o projeto Trilhas Potiguares da UFRN em Jardim do Seridó, esteve visitando a cidade na última sexta-feira (21). Acompanhadas da Secretária de Educação, Marecilda Bezerra, a professora Aldenora Meneses e uma de suas alunas, visitaram as escolas e creches fazendo o levantamento dos trabalhos a serem desenvolvidos. A semana das Trilhas Potiguares em Jardim será de 11 a 17 de julho.

As atividades estão voltadas para diversas áreas como pedagógica, lazer, esportivas, saúde, para isso o projeto conta com a participação de cerca de 20 alunos de diversos cursos da UFRN: medicina, pedagogia, odontologia, enfermagem, etc. Com atuação nas escolas, creches, centro de idosos e espaços culturais, o programa consegui atingir pais, alunos, professores e toda a sociedade.

O programa Trilhas Potiguares é desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRN e já tem cinco anos de duração. O seu objetivo é “Propor novas formas de aplicação do conhecimento gerado na universidade, a partir do contato com as demandas da comunidade externa, buscando a construção solidária do saber, voltado para o desenvolvimento sustentável das comunidades. As ações do projeto estão objetivamente voltadas à melhoria da qualidade de vida da população potiguar, priorizando o respeito à cultura e tradição locais, estabelecendo uma sintonia fina entre o saber acadêmico e o saber popular”.

Projeto ECOJARDIM termina ciclo de palestra nas escolas

ecoO ECOJARDIM, primeira vez em desenvolvimento em Jardim do Seridó através da Secretaria Municipal de Educação em parceira com Coordenadoria de Meio Ambiente e EMATER, encerrou o ciclo de palestra que compreendia a primeira ação do projeto.

As palestras dadas em todas as escolas do município (públicas e privadas) abordaram sobre a importância da Mata Ciliar do Rio Cobra, repassando conceitos fundamentais de formação das espécies, legislação e proteção contra erosão e assoreamentos de rios e açudes. A ministrante das palestras foi Albanita, engenheira ambiental da EMATER.

A partir de agora será trabalhado com as crianças a produção de mudas de espécies nativas para plantio nas escolas aguardando a época adequada. A proposta é que sejam realizadas coletas das sementes de espécies nativas típicas das matas ciliares do município como oiticica, jaramataia, pau lagoa, ingá, etc., com os alunos e professores acompanhados da coordenação de Meio Ambiente e EMATER.

O I ECOJARDIM que se estenderá até o final do ano, tem seu objetivo finalizado com a realização da 1ª Feira Municipal Ecológica, com exposição de trabalhos feitos pelos alunos das escolas de Jardim do Seridó em Setembro. O Projeto conta com a participação de todas as escolas do município (estaduais, municipais e filantrópica).

Assessoria.

Seguidores