Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O prefeito para a congregação do Clero, Dom Cláudio Humes, disse que é positiva a iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de redigir uma cartilha para combater a prática de abusos sexuais contra menores em dioceses brasileiras. A confecção do livreto está sendo discutido na 48ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.
“Isso ajudaria todos os bispos a terem um procedimento idêntico, como já vem sendo feito em outros países. Creio que fazer esse roteiro é positivo e é um sinal de que a Igreja Católica está discutindo o assunto”, disse Dom Cláudio ao deixar a sede provisória do governo federal, em Brasília, onde se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ao ser perguntado se o Vaticano teria demorado a reconhecer a existência do problema entre os religiosos, Dom Cláudio defendeu a Igreja Católica, argumentando que ela é, hoje, a instituição que tem combatido com maior rigor a pedofilia entre seus membros.
Ao mencionar que a pedofilia é um crime grave e intolerável, Dom Cláudio lembrou que o Papa Bento XVI já repetiu não haver lugar na Igreja para pedófilos, que, quando provadas as acusações, tem que se retirar do ministério e enfrentar os tribunais comuns.
Sem fornecer maiores detalhes, Humes afirmou ainda ter conversado com Lula sobre a revisão do 3º Plano Nacional de Direitos Humanos e sobre a ida do presidente ao Irã, país do Oriente Médio a que Lula chega neste sábado (15).