A audiência pública sobre o Censo Demográfico 2010, proposta pelo deputado Fernando Mineiro, ocorreu nesta quarta-feira, 12, na Assembleia Legislativa. O evento serviu para que se destacasse a importância da coleta de dados do Censo, prevista para começar em 1º de agosto. Além disso, o presidente nacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE, Eduardo Nunes, explicou qual o planejamento necessário para realização do recensiamento e como ele será feito.
Para Mineiro, o Censo Demográfico é a base de dados mais importante do Brasil, uma vez que é impossível pensar política sem planejamento e planejamento sem conhecimento. "Para se obter conhecimento, são necessários os dados fornecidos pelo Censo. São informações que abrangem qualquer área do conhecimento humano. Com o avanço tecnológico, considero o Censo do Brasil, o maior do mundo", afirmou o palamentar.
Ele também lembrou que, desde quando exercia mandato de vereador, trabalhou com os dados do Censo Demográfico. "Tudo que se imagina tem a ver com o Censo: política de saúde, Fundo de Participação dos Municípios. Em 2010, ele mostrará o que mudou no país nos últimos 10 anos e, na minha opinião, o Brasil mudou muito", completou.
Em sua fala, Eduardo Nunes, declarou que o recensiamento vem sendo planejado desde 2008, uma vez que é necessária uma grande preparação para a coleta de dados.
"Primeiro, é feito um recorte do território brasileiro, que é dividido em Censores Censitários. A soma de dados desses censores compõem os dados do município e daí por diante. Ao todo serão 314 mil censores censitários, totalizando 58 milhões de municípios para 191 mil licensiadores", afirmou o presidente.
Os licensiadores serão supervisionados por cerca de 24 mil supervisores, numa média de oito para um.
Maiores informações: Portal: http://www.mineiropt.com.br Assessoria de Comunicação do Mandato Deputado Estadual Fernando Mineiro - PT/RN