sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

RN terá R$ 51 milhões para construir creches

Dinheiro irá para 41 novos estabelecimentos voltados para crianças em 36 municípios potiguares
DIARIO DE NATAL: Recursos para a construção de 41 creches e pré-escolas públicas em 36 municípios do Rio Grande do Norte, no total de R$ 51.428.554,25, foram assegurados pelo governo federal através de convênios do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). Do total, 50% já foram empenhados e o restante será repassado em duas parcelas, de acordo com o andamento das obras.

Meninas brincam em parquinho: verba também será usada para compra de equipamentos e mobiliário Foto: Gustavo Moreno/CB/D.A Press
As informações foram repassadas pelo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Daniel Balaban, em audiência com a deputada federal Fátima Bezerra (PT), autora de ofício que solicitava a ampliação dos municípios atendidos pelo programa no estado. Segundo a deputada, os recursos vão garantir também para as creches e pré-escolas construídas equipamentos e mobiliário como mesas, cadeiras, berços, geladeiras, fogões e bebedouros.

De acordo com o projeto do FNDE, as creches e escolas construídas terão em sua estrutura ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação, como salas de aula, fraldários, bibliotecas, salas de leitura, salas de informática, sanitários, recreio coberto, refeitório, secretaria etc. Todos os espaços devem estar adequados aos portadores de necessidades especiais.

Em 2009, o Proinfância quase dobrou o número de creches e pré-escolas construídas no RN entre 2007 (16) e 2008 (12). A expectativa do presidente do FNDE para este ano é de celebrar novos convênios para a construção de mais unidades em todo o Brasil. As ações do Proinfância são financiadas pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Veja a relação dos munícipios beneficiados:
ALMINO AFONSO; ALTO DO RODRIGUES; APODI;
BREJINHO; CAICO; CARAUBAS; CARNAUBAIS ; CEARA MIRIM; CERRO CORA;
FLORANIA; GOIANINHA; ITAU; JUCURUTU; MACAIBA; MAXARANGUAPE;
NATAL; NISIA FLORESTA; OLHO DAGUA DO BORGES; PEDRA GRANDE;
RAFAEL FERNANDES; RIACHO DA CRUZ; RIACHUELO; RUY BARBOSA;
SAO JOAO DO SABUGI; SAO JOSE DO SERIDO; SAO RAFAEL; SAO TOME;
SENADOR GEORGINO AVELINO; SERRA DO MEL; SERRA NEGRA DO NORTE;
SITIO NOVO; TABOLEIRO GRANDE; TRIUNFO POTIGUAR; UPANEMA;
VENHA VER e VICOSA.
Fonte:Assessoria da Dep Fátima Bezerra.

Seguidores