quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Natal é a capital da Ciência e Tecnologia até sexta


Evento realizado com apoio do Governo do Estado reúne principais nomes da área
Até sexta-feira (26), Natal será a capital da Ciência e da Tecnologia. A cidade recebe o Fórum de Secretários Estaduais da área, com participação do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em evento no Hotel Pirâmide. O vice-governador Iberê Ferreira de Souza representou na manhã desta quinta-feira (25) a governadora Wilma de Faria no Fórum, que reúne as maiores autoridades do país no campo.
Estiveram presentes o Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luis Antônio Elias e o novo presidente do CNPq, Carlos Aragão. A reunião organizada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern) tem como objetivo definir estratégias para o fortalecimento dos sistemas estaduais de CT&I de acordo com as políticas de desenvolvimento do País e contribuir para a efetivação do Plano de Ações apresentado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A intenção é criar um espaço para os gestores compartilharem experiências e soluções encontradas para os problemas comuns.
Na ocasião, o vice-governador destacou o crescente avanço dos investimentos na área da Ciência e Tecnologia em todo o país, com ênfase no Rio Grande do Norte. “Há alguns anos falar em Ciência, Tecnologia e Inovação era pensar em um futuro distante. Agora não só governos como a própria população tem a consciência de que investir nessa área é garantir avanços imediatos na qualidade de vida”, ressaltou o vice-governador. 
 De acordo com a diretora da Fapern, Isaura Rosado, o evento vai permitir a elaboração de uma agenda de descentralização efetiva através de parcerias institucionais, principalmente com as fundações, agentes financeiros e instituições de ensino superior. “É importante que as ações do Governo do Estado estejam caminhando juntas com a do Governo Federal para evitar a duplicação de investimentos e programas”, ressaltou o secretário Luis Antônio Elias. 

CRÉDITO DAS FOTOS: Alberto Leandro.
Assessoria de Imprensa

Seguidores