quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Fátima apoia realização de projetos culturais da FJA

Encontro de bandas de música, festival de teatro e apresentações ambulantes prometem movimentar a cultural do RN
A deputada Fátima Bezerra(PT) acompanhou o presidente da Fundação José Augusto (FJA), Crispiniano Neto, em reunião no Ministério da Cultura (Minc), nesta quarta-feira, 10, para acertar os encaminhamentos de quatro projetos de fomento à área cultural do Rio Grande do Norte. Para a realização dos projetos, o ministério vai liberar cerca de R$ 1 milhão, resultado de emendas apresentadas pela deputada Fátima Bezerra.
Um dos projetos é o 1º Encontro de Bandas do RN que vai reunir 140 bandas de música do estado. O objetivo é resgatar a apreciação das bandas de música pela população norte-rio-grandense. Outra ação é o projeto Oficinas-Instituto Musical Waldemar de Almeida que vai realizar 35 oficinas de música para 875 músicos e produtores musicais do Estado.
Também tem o Carreta-palco que vai garantir a circulação de expressões artísticas em todo o Estado. A carreta-palco é uma espécie de palco ambulante que vai rodar nas cidades que não dispõem de espaços culturais institucionalizados.  “A idéia é levar atividades culturais para cidades que ainda não possuem um teatro sequer”, ressaltou Crispiniano. A carreta-palco será estruturada com sonorização, iluminação e cenário.
Além desses, tem o projeto Festival Agosto de Teatro que será realizado de 5 a 14 de agosto, em Natal. Para a realização do Festival, a FJA vai às cidades do interior ouvir os fazedores de teatro a fim de construir, coletivamente, o evento. Como projeto básico, está prevista a participação de 20 grupos teatrais do Estado. Durante o evento serão realizadas oficinas técnicas, como maquiagem, iluminação, entre outras. O Festival acontecerá em diferentes espaços da capital e será encerrado com um grande espetáculo.
Quanto ao empenho da deputada Fátima na realização dos projetos, Crispiniano destaca que “esta será uma oportunidade de realizar alguns projetos que vínhamos tentando, mas não conseguíamos fazer só com o orçamento da Fundação.
Participaram da reunião também a assessora técnica da FJA, Brunna Brok, e o assessor da Secretaria Executiva do Minc, Hélio Neto.
Fonte: Assessoria

Seguidores