terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Combate a pirataria de medicamentos é tema de debate na CAS

Na quinta-feira (25), às 11h, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado vai receber o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e Dirceu Raposo, presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para debater o combate a pirataria na produção e na comercialização de medicamentos. A audiência pública vai abrir a agenda de debates do ano de 2010 na CAS.

A presidenta da Comissão, senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), salienta que a discussão é uma questão de saúde pública. “Os brasileiros estão correndo risco de vida e é preciso tomar providências, em todos os níveis de governo, para evitar o crescimento da pirataria de medicamentos”, disse a senadora, que é médica pediatra.

No último ano, a falsificação de remédios bateu recorde no Brasil, segundo dados da Anvisa. Foram apreendidas 316 toneladas de medicamentos só no primeiro semestre de 2009 e ações realizadas em conjunto com a Polícia Federal resultaram na apreensão de outras 45 toneladas de remédios falsos.   

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 10% dos medicamentos consumidos no mundo são originais e a pirataria de remédios movimenta US$ 75 bilhões por ano. “Estes números nos preocupam, pois os prejuízos à economia brasileira são enormes”, alerta o autor do requerimento na CAS, senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).

 A Anvisa e o Conselho Nacional de Pirataria estão desenvolvendo ações para rastrear a produção e a comercialização de medicamentos e começam a orientar os consumidores para que saibam identificar a diferença entre um medicamento falso e um verdadeiro.
 Fonte:Assessoria

Seguidores