quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Existência de trabalho escravo envergonha o Brasil, diz Rosalba Ciarlini

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) afirmou que a existência de trabalho escravo no Brasil no ano de 2010 "deixa o país envergonhado". Pior ainda, lamentou a senadora, é o fato de que até crianças e adolescentes são submetidos à escravidão (ou a situações semelhantes) em pleno século 21.
- Crianças e adolescentes que vivem na escravidão, sem direito de ir à escola, brincar, ser criança, ser adolescente, sonhar; infelizmente isso ainda existe no Brasil, apesar do programa que foi criado para erradicação do trabalho infantil, que foi um avanço - afirmou a senadora, referindo-se ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
Rosalba Ciarlini elogiou o colega José Nery (PSOL-PA) pela iniciativa de requerer a homenagem em Plenário pela passagem do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo (28 de janeiro) e pela comemoração da 1ª Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, institutos pela Lei 12.064/09, originada de projeto de lei de autoria de José Nery.
Apesar de programas e iniciativas como o Peti, avaliou a senadora, o trabalho escravo continua sendo "uma chaga nacional".
- Sob os mais diferentes disfarces, com a utilização das mais diversas artimanhas, ele segue sacrificando milhares de cidadãos brasileiros submetidos a condições degradantes de labor e destituídos de qualquer dignidade - disse.
A senadora declarou seu apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 438/01 que determina a expropriação de terra onde for constatada a exploração de trabalho escravo e reversão da área em assentamento para as vítimas que nela trabalhavam. Já aprovada em dois turnos no Senado, a proposta ainda tramita na Câmara dos Deputados.
Fonte: AGÊNCIA SENADO.

Seguidores