quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Primeira noite do Festival Gastronômico é sucesso. Programação segue até domingo

image ESTREIA DO FESTIVAL GASTRONÔMICO DE NATAL TEVE GRANDE PÚBLICO, BOA GASTRONOMIA, CONCURSO E SHOWS MUSICAIS
Nesta quinta, as chefs Ítala Selda e Gabriela Sales realizam oficina após o Concurso dos Curiosos. Na sexta-feira, os chefs Adriana Lucena, Rodrigo Santana, Marco Túlio Abras (MG) Thiago Castanho (PA) e Francisco Gasteasoro (URU) se apresentam na Cozinha ao Vivo
No palco, hoje (quinta) se apresentam Lene Macedo cantando Chico Buarque , banda Cafonaite e Diana Rafaelly
Um aroma diferente tomou conta da setentona praça Pedro Velho, coração da zona leste de Natal, na noite desta quarta-feira (10). No chiado das panelas, os aromas do nosso litoral dominavam, entre mais de vinte tendas de especialidades gastronômicas e um pavilhão central onde chefs cozinhavam ao vivo, enquanto o público degustava e assistia aos shows musicais. A primeira noite do Festival Gastronômico de Natal surpreendeu em termos de público e dinâmica de atrações culturais. Com o tema “De frente para o mar e o que veio do mar”, o festival prossegue até domingo, das 18h à meia-noite, ocupando toda a praça com várias atividades gastronômicas e culturais. O evento integra o calendário do Natal em Natal, da Prefeitura do Natal através da Secult Natal/Funcarte, com patrocínio do Banco do Brasil através do Programa de Incentivo Djalma Maranhão, sendo parte da agenda do Circuito de Festivais Gastronômicos e Culturais do Rio Grande do Norte. O evento contará ainda com apoio cultural do hotel Majestic, Flor de sal CimSal, Coca-Cola e Tecnox.
O Concurso dos Curiosos foi a atração principal na Cozinha Show na primeira noite. Sob o olhar dos jurados, os “curiosos” Rossini Braulino, Beto Diniz, e Fabio Souto prepararam seus pratos para apreciação do juri e degustação da plateia. Na sequência, foram preparados o “Riso Caboclo (camarão e jerimum); Polvo Brasileiro (Ao mel Karo e alho confitado) e o Camarão com Batata Doce, um prato preparado em uma “panela inteligente”.

OFICINAS
Nesta quinta-feira, acontece a segunda rodada de curiosos, com participação de Beto Dóris, Marcos Tinoco, Fuad junior e Joao Coque. As oficinas profissionais começam oficialmente nesta quinta-feira, depois do encerramento do Concurso dos Curiosos. ÀS 23h, as chefs Gabriela Sales e Ítala Selda recriarão pratos da culinária potiguar.
Na sexta-feira, chefs brasileiros que trabalham na difusão e pesquisa de ingredientes nativos vão realizar oficinas. Às 18h será abertos os trabalhos na Cozinha ao Vivo com Palestra com Adriana Lucena sobre o tema “De Frente para o mar”. Adriana é chef, pesquisadora e gastrônoma, ativista e adepta do movimento Slow Food desde os anos 90. Durante sua palestra, ela falará sobre o movimento #EuComoCultura, encabeçado por Alex Atala com objetivo de recolher 1 milhão de assinaturas para projeto de lei que propõe a gastronomia brasileira como patrimônio cultural.
Às 19h20 quem se apresenta é o Chef Rodrigo Santana. Na sequência, o chef mineiro Marco Túlio Abras (20h40). Às 22h, o convidado da noite é o chef paraense Thiago Castanho. Ele fará oficina na sexta-feira, às 21h30. Será uma aula com mini-degustação e o prato que irá preparar ao vivo é o "Pirarucu defumado, nhoque de banana da terra e farinha de castanha do Pará fresca" e um segundo prato utilizando o pescado potiguar. Considerado um dos mais criativos nomes da nova gastronomia brasileira, Thiago comanda o restaurante Remanso do Bosque, em Belém-PA. Ao lado do irmão Felipe Castanho, tem se destacado nacional e internacionalmente por implementar técnicas modernas à cozinha amazônica tradicional, introduzindo ingredientes e micro produtores locais em uma experiência única do norte do Brasil. Em relação harmoniosa com as receitas e modos de comer originais da Amazônia, o chef busca analisar e respeitar a tradição para subvertê-la de forma surpreendente e reapresentá-la regionalmente e para o mundo. O ponto de contato de Thiago com a tradição é, além da utilização de suas memórias afetivas, a convivência com as pessoas e a descoberta de histórias nas viagens de pesquisa que faz com freqüência ao interior do Pará.
Depois de Castanho, é a vez o uruguaio Francisco Gasteasoro Belzarena, que fará oficina às 23h30. O chef já comandou a cozinha Senac Barreira Roxa, venceu o Chef do ano do Veja Natal em 2009 e comandou a cozinha do La Brasserie de La Mer.
O sábado começa com a dupla de chefs Sanylle Faraj e Ana lima. ÀS 19h, se apresenta a eco-chef e nutrucionista Debora Sá. Às 20h40, o enófilo Marcelo Chianca, proprietário da Magazzino, fará uma oficina de azeites. A noite na Cozinha ao Vivo contará com a presença da chef paulista Janaína Rueda, dona do premiado Bar da Dona Onça. Janaína Rueda vai se apresentar um prato com um ingrediente de pescado típico do litoral potiguar. A premiada chef é conhecida por fazer um resgate da rica gastronomia do interior de São Paulo em seu cardápio, já que o marido de Janaina é de São José do Rio Pardo e eles dão um toque contemporâneo aos pratos da década de 50. Às 23h, a maratona de oficinas se encerra com chefs Nito Avelar e François Schmitt (23h30). No domingo, tem oficina infantil com chef Cacau Wanderley às 18h e resultado do Curioso Gastronômico às 19h30.
TENDAS GASTRONÔMICAS E SHOWS MUSICAIS
A edição do Festival contará ainda com 20 tendas de especialidades, além de food trucks convidados, espaço infantil, cozinha-show, palestras, oficinas gastronômicas e o tradicional Concurso dos Curiosos.
Na praça gastronômica, o público vai se deliciar com várias opções preparadas nas tendas de especialidades, a preços democráticos. Vão estar lá a tenda de vinhos da Gran Cru, quiosque de drinques de bartender Gheto Hermínio, Doceria Sweet Cake, massas e pizzas da Piazza Del Fiori, restaurante Blackitchen, especialidades de A Cozinharia, Quiosque Menina Bonita, Cozinha da Totóia, crepes da Pappillon, cachaçaria e restaurante Ombak, Edi do Acarajé, Cozinha do Bar 294, Espaço Ateliê de Ítala Selda, Aquarela Brasilis de Gabriela Sales, Mediterrâneo Buffet do chef Michelle Maisto, Cozinha Ecológica da nutricionista e eco-chef Débora Sá; Paçoca de Pilão e Mise em Plase.
A programação musical contará com grandes nomes da música potiguar. De quarta a domingo, vão se apresentar Irahn Barreto, Khrystal, Rodolfo Amaral, Lene Macedo, Lysia Condé, Diana Rafaelly, banda Cafonaite, Diogo das Virgens, Macaxeira Jazz, Analuh Soares, com cerimonial de Badú Moraes, além de brincantes e grupos folclóricos, chegada do Papai Noel e outras atrações.
Circuito Gastronômico de Natal – Edição. “De frente para o mar e o que vem do mar”. De 10 a 14 de dezembro, dentro do Natal em Natal. Local: Praça Pedro Velho. Horário: das 17h a 0h. Realização: Prefeitura do Natal, através da Secult/Funcarte. direção de produção: Walde Faraj (Circuito Gastronômico de Natal).
SHOWS MUSICAIS DURANTE O FESTIVAL
Apresentadora: Badú Morais
Quarta: 10 de Dezembro
19h Diogo Das Virgens canta os chefs do Pop
21h apresentação de Boi de Reis
21h 30n Lysia Condé
Quinta: 11 de Dezembro
19h Lene Macêdo canta Chico Buarque
21h apresentação de danças clássicas
21h 30min Diana Rafaelly
23h Cafonaite
Sexta: 12 de Dezembro
19h Irahn Barreto canta Sérgio Sampaio
21h apresentação de Coco de Roda
21h 30min Rodolfo Amaral
23h Forró NaManha
Sábado: 13 de Dezembro
19h Analuh Soares canta D. Ivone Lara















21h apresentação de danças de salão / Sequencia Nordestina
21h 30min Khrystal
23h Grupo de Samba Bom Malandro
Domingo: 14 de Dezembro
17h Projeto Acústico – Música para crianças
18h Chegada do Papai Noel
19h apresentação de danças de Rua
19h 30min Macaxeira Jazz
Artistas cantam ‘’Os Chefs da Música’’
Quarta 19h: Diogo Das Virgens canta os Chefs do Pop
Quinta 19h: Lene Macedo canta Chico Buarque
Sexta 19h: Irahn Barreto canta Sérgio Sampaio
Sábado19h: Analuh Soares
canta D. Ivone Lara
Domingo 17h: Projeto Acústico canta
músicas para crianças














Restaurantes para o Festival do Natal em Natal 2014:
1- Tenda do Vinho Gran Cru
2- Tenda de Drink (Quiosque)
3- Sweet Cake Doceria (Quiosque)
4- Piazza Del Fiori (Restaurante)
5- Cozinharia (Restaurante)
6- Totóia (Restaurante)
7- Menina Bonita (Quiosque)
8- Papilon Creperie (Restaurante)
9- Blackitchen (Restaurante)
10- Ombak (Restaurante)








11- Edi do Acarajé (Quiosque)
12- Bar 294 (Restaurante)
13- Cozinha Ecológica( Quiosque)
14- Espaço Ítala Selda (Quiosque)
15- Aquarela Brasilis Gabiela Sales (Quiosque)
16- Mise Em Plase (Quiosque)
17- Mediterrâneo Buffet
18- Paçoca de Pilão
Food Truck The Box Brasil






















Seguidores