terça-feira, 16 de dezembro de 2014

2º Mérito Deífilo Gurgel homenageia personalidades da cultura

image Serão 12 homenageados entre artistas, estudiosos, gestores, pesquisadores. Solenidade tem ainda apresentações culturais e lançamento de livro

A Secultrn/FJA realiza nesta quarta-feira, 17, a solenidade de Outorga da Medalha do Mérito Deífilo Gurgel, às 18h, no Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão, com presença da Governadora do Estado Rosalba Ciarlini e da Secretária Extraordinária de Cultura Isaura Rosado. O mérito tem por objetivo reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas que se destacaram na salvaguarda da cultura de tradição. Este ano serão 12 homenageados entre artistas, estudiosos, gestores, pesquisadores e instituições.
Programação segue às 19h, nos jardins do TAM, onde será lançado o livro Royal Cinema – Uma Valsa Centenária, de Claudio Galvão, nº 64 da Coleção Cultura Potiguar, com encarte de um CD da Valsa Royal Cinema, cuja renda será revertida para a Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer. Apresentações artísticas começam às 20h, com o espetáculo Quebra-Nozes da Cia. de Dança do TAM e Concerto da Orquestra Sinfônica do RN. A entrada é gratuita, ingressos disponíveis na bilheteria do TAM.
Serão entregues medalhas à 12 homenageados, dentre os quais, Cláudio Augusto Pinto Galvão, historiador e gestor público; Carlos André Lopes, cantor, compositor e produtor artístico; Gibson Machado Alves, professor, pesquisador e produtor cultural; Maria das Graças Cavalcante,  presidente da Associação Potiguar do Teatro de Bonecos (APOTB); Tião Oleiro, mestre de Congo (Dança Popular); Paulo de Medeiros Gastão, pesquisador e idealizador da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC); Rostand Medeiros, escritor e guia de turismo; Racine Santos, dramaturga, fundadora a Associação dos Dramaturgos do Nordeste. Ricardo Elias Ieker Canella, professor, doutor e pesquisador na área de culturas populares; e Roberto Lima, poeta, compositor e escritor. Na categoria Instituição, a homenagem vai para o Programa Biblioteca Para Todos, e na homenagem aos Brincantes, o Pastoril Dona Joaquina receberá a medalha de mérito.

Outorga da Medalha do Mérito

O Mérito Deífilo Gurgel foi criado em 2013, durante as festividades do 3º Agosto da Alegria. Na ocasião, foram entregues 13 medalhas em homenagem a estudiosos, gestores, pesquisadores e instituições, dentre os quais, Anna Maria Cascudo, Antonio Marques, maestro Humberto Dantas (Bembem), Iaperi Araújo, Luis Assunção, Maria da Glória Silva (Mãe Nem), Paulo Bezerra. Também foram homenageadas as instituições Comissão Norte-riograndense de Folclore, Fundação Hélio Galvão, Projeto Conexão Felipe Camarão e Projeto Nação Potiguar, além dos Brincantes Caboclinhos de Ceará-Mirim e Congos de Calçola.
Sobre Deifilo - O maior homenageado da solenidade da Medalha é o próprio Deífilo Gurgel, que dedicou anos de sua vida à pesquisa e promoção da cultura popular do RN. Foi diretor de Promoções Culturais da Fundação José Augusto e presidente da Comissão Norte-rio-grandense de Folclore, além de ter lecionado a cadeira folclore brasileiro na UFRN, por 12 anos. Ele se orgulhava de ter "descoberto" a romanceira D. Militana, de São Gonçalo do Amarante, o mamulengueiro Chico Daniel e o mestre Manoel Marinheiro. Publicou vários livros sobre folclore, como Danças Folclóricas do RN, João Redondo – Teatro de Bonecos do Nordeste, Romanceiro de Alcaçuz e Espaço e tempo do folclore potiguar.

Serviço

2ª Outorga da Medalha do Mérito Deífilo Gurgel

Data: 17 de dezembro, 18h. 

Local: Teatro Alberto Maranhão

Informações:  84 3232 5321 /  9699-4500

Seguidores