sábado, 27 de dezembro de 2014

Hospital Severino Lopes suspende atendimento pelo SUS

A direção do Hospital Severino Lopes (HSL), antiga Casa de Saúde de Natal, enviou, na manhã de ontem(26),  comunicado a Secretaria Municipal de Saúde informando a suspensão do recebimento de pacientes portadores de transtornos mentais e dependentes químicos conveniados através do SUS. A instituição vem passando ao longo dos anos por sérias dificuldades financeiras, estando com um grave desiquilíbrio financeiro devido aos baixos valores pagos pelas diárias hospitalares (R$43,73).

A decisão precisou ser tomada, uma vez que, o endividamento financeiro da instituição vem aumentando, diariamente, chegando a uma situação insustentável, inclusive, com atraso no pagamento dos funcionários e fornecedores. Devido a isso, existe o risco de desabastecimento da instituição e queda na qualidade dos serviços prestado aos usuários.

A secretária interina da SMS Natal, Márcia Pellense, foi comunicada através de ofício da decisão. Entretanto, a direção do HSL informou que essa suspensão poderá ser revertida se a SMS atender, dentro de um prazo de 10 dias, as seguintes solicitações:   o pagamento a partir de 01.12.2014 do valor de R$ 300,00 por diária, de acordo com o que a portaria 148 do GM-MS paga aos hospitais clínicos pelo tratamento de dependentes químicos; - o pagamento dos serviços prestados pelo HSL a SMS dos meses de outubro e novembro de 2014 e a assinatura imediatamente do contrato de prestação de serviços entre o hospital e a secretaria.

Além da secretaria, também foram informados da situação a OAB-RN e a direção do Hospital Dr. João Machado. Atualmente o hospital assiste 160 pacientes pacientes conveniados através do SUS.

Mais informações e contatos para entrevista: Cláudio Lopes - 9461-0181. Diretor Administrativo Wedson Silva - 8845-8805. Gerente Administrativo Jair Farias - 8706-1538. Diretor Médico Elys Rocha - 9801-1415. Assessora de Comunicação

Seguidores