segunda-feira, 3 de maio de 2010

Mortalidade materna será tema de debate terça-feira na CAS

_Rosalba Por solicitação da presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS), senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), ocorre, às 9h, nesta terça-feira (4) audiência pública para discutir as taxas de mortalidade materna no Brasil. Entre os convidados estão José Gomes Temporão, ministro da Saúde, e Nilcéa Freire, ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres.O debate acontece no mesmo mês em que se comemora o Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna - a ser celebrado em 28 de maio.

Ao ressaltar que as taxas de mortalidade no Brasil ainda são altas, a senadora Rosalba Ciarlini lembrou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) define como morte materna as que ocorrem durante a gravidez ou em até 42 dias após a gestação. Ela citou, entre as causas dos falecimentos, a hipertensão arterial, hemorragias e infecções relacionadas ao parto. “Só em 2005, as chamadas "causas obstétricas diretas", incluindo o aborto, provocaram cerca de 73% dos óbitos maternos no país”, disse Rosalba Ciarlini.

Apesar de citar dados governamentais que indicam queda na mortalidade materna (de 61,2 para 53,4 óbitos por 100 mil nascidos vivos entre 1997 e 2005), Rosalba observa que o próprio governo aponta o problema da subnotificação - que pode distorcer essas informações, especialmente nas regiões menos desenvolvidas.

Para a senadora, a baixa escolaridade é um dos fatores determinantes para a mortalidade materna, "pois 60% dos óbitos são de mulheres que não concluíram o ensino fundamental". Por isso, argumenta ela: “São necessários mais programas governamentais e campanhas que priorizem a educação”, disse.

A parlamentar também frisou que o debate será realizado considerando-se os Objetivos do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Um desses objetivos é a melhoria da saúde das gestantes. Segundo informou a Agência Senado, a audiência está prevista para começar às 9h.

Fonte: Assessoria

Blog Oxentnet-Blog do Dedé

Seguidores