terça-feira, 6 de outubro de 2015

EXPOSIÇÃO “MEU OURO” ABRE AMANHÃ (7) NA GALERIA NEWTON NAVARRO, SEDE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

imageExposição de Leonardo Versieux faz parte do Edital “Salão de Artes Visuais” lançado pela Prefeitura do Natal

A Galeria Newton Navarro, na sede da Secretaria Municipal de Cultura (avenida Câmara Cascudo, 434, Cidade Alta), recebe a partir desta quarta-feira (7) a exposição “Meu Ouro”, do artista Leonardo Versieux. A exposição foi selecionada através do edital “Salão de Artes Visuais” lançado pela Prefeitura do Natal com o objetivo de manter em atividade permanente os espaços municipais destinados à arte.

A abertura acontece às 19h desta quarta-feira (7) e a exposição ficará aberta ao público de segunda a sexta, das 8h às 13h e das 14h às 17h. Esta exposição é a sétima a ser realizada.

O edital “Salão de Artes Visuais” foi elaborado pela Prefeitura do Natal através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult/Funcarte) com seu Departamento de Artes Integradas, que tem à frente o artista Flávio Freitas.

“Neste um ano de pesquisa, trabalhei com um tema que já me interessava: o que é que tem valor para nós? Qual é o nosso ouro? O que devemos reter ou garimpar? Como se define a batalha pela posse?” É com esta série de questionamentos que o artista Leonardo Versieux abre o diálogo da apresentação de sua exposição.

“Refletir sobre essas questões foi o que me motivou a fazer esses trabalhos, em esparsos intervalos de tempo disponíveis, madrugadas, ou pensados durante atividades junto com meu filho de dois anos e poucos meses”, confessa Versieux.

Dentro do edital também foi previsto uma categoria voltada para textos sobre a exposição. O selecionado foi Alexandre Santos, que irá apresentar o material na noite de abertura de “Meu Ouro”.

Sobre Leonardo Versieux

Leonardo Versieux é biólogo e Artista Plástico. Graduado em Ciências Biológicas, Bacharel em Botânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), Mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Doutor em Ciências (Botânica) pela Universidade de São Paulo (2009) atualmente cursa Licenciatura em Artes Visuais na UFRN e desenvolve pesquisa sobre arte contemporânea, com ênfase em pintura.

Parecerista de diversas revistas científicas nacionais e internacionais, membro do comitê editorial da PhytoKeys e consultor do Ministério Público do Rio Grande do Norte para assuntos ligados à flora e idealizador do Jardim Botânico de Natal. Entre 2000-2001 presidiu a Associação Sabarense de Artistas Plásticos, ONG destinada à difusão da arte e inclusão social.

Para entrevistas: Flávio Freitas; Diretor do Departamento de Artes Integradas (Secult/Funcarte) 99984-4223 3232-4956

Seguidores