quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Experiência e ficha limpa são os argumentos de Iberê para o Governo



Na Sabatina realizada pelo portal Nominuto na noite desta terça-feira (17), na Federação das Indústrias do RN (Fiern), o vice-governador Iberê Ferreira de Souza, pré-candidato do PSB ao executivo estadual em 2010, esclareceu dúvidas e respondeu, de forma descontraída e à vontade, as questões dos jornalistas presentes, do público e dos internautas. Para justificar seu desejo de ser eleito governador, Iberê citou a experiência na carreira política, a ficha limpa e o acesso a Brasília como os principais argumentos. Na entrevista, ele reafirmou que sua candidatura é “irreversível” e disse que é o único candidato que oferece “Test Drive” antes da eleição.
“Todos que seguem o caminho político sonham em chegar ao governo. Para isso reúno todas as condições. Tenho experiência, conheço a máquina administrativa e o Estado, sei os “caminhos” de Brasília, o que facilitará a captação de recursos para o Rio Grande do Norte. Tenho muitas propostas e quero muito ajudar ao Estado”, disse Iberê, que em 40 anos de vida pública já foi deputado estadual por duas vezes, seis vezes deputado federal e ocupou diversos cargos no executivo.
A boa conduta durante toda a trajetória política também foi um ponto levantado pelo vice-governador. “Por todos esses anos, os norte-rio-grandenses nunca tiveram o desprazer de ver meu nome em meios a escândalos”, ressaltou o vice-governador, que lembrou a sua atuação como relator do Orçamento Geral da União, moralizando a casa depois do escândalo dos “Anões do Orçamento”. “Naquele ano, o Orçamento foi aprovado por unanimidade. De lá para cá, nunca mais isso aconteceu”, ressaltou.
Militantes do PSB, jornalistas, estudantes e lideranças políticas lotaram o auditório da Fiern. Os deputados estaduais Wober Júnior e Gustavo Carvalho e os vereadores Adenúbio Melo e Maurício Gurgel também acompanharam a entrevista.

Prioridade
Chegando ao cargo de governador em abril de 2010, com a desincompatibilização de Wilma de Faria para concorrer uma vaga ao SenadoFederal, Iberê garantiu dar um choque de modernidade no Estado.
“Logo de início, o foco será direcionado prioritariamente à segurança pública”. Para combater a criminalidade e os problemas trazidos pelas drogas, Iberê pretende agir fortemente em duas frentes: prevenção e combate ao tráfico. “No meu governo, traficante vai para a cadeia”, completou.

Pesquisas
Quando questionado sobre os resultados das pesquisas eleitorais realizadas recentemente, que apontam o vice-governador na terceira colocação na disputa para o governo, Iberê destacou: “Essas pesquisas apresentam o resultado daquele momento em que são publicados, e até agora, elas mostram que apenas  cerca de 20% dos eleitores que participaram do levantamento tem um posicionamento tomado”. Em seguida, o sabatinado ressaltou que de 2001 para cá, nenhum candidato que teve percentual alto no ano anterior às eleições chegou ao Governo.

Pré-candidatos
Quanto à relação com os demais pré-candidatos, Iberê Ferreira busca a conciliação e união da base aliada. Com João Maia, o vice-governador afirmou ter um bom relacionamento. Segundo ele, os dois sempre conversam e têm varias opiniões em comum no que refere à administração estadual. “Eu e o deputado João Maia temos afinidades. Em muitos aspectos, temos o mesmo pensamento”.
Por outro lado, o vice-governador busca o apoio do deputado Robinson Faria. “Pode ser que ele siga outro rumo, mas eu lutarei até o último momento para que Robinson se uma a nós”, garantiu. Iberê ainda falou da aproximação com o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves e do desejo de contar com o apoio do Partido Verde. “Gostaria de ter Carlos Eduardo de um lado e a prefeita Micarla de outro”.
Sobre a escolha entre os quatro pré-candidatos da base governista, o vice-governador argumentou de forma descontraída o fato de ser o único que poderá demonstrar o seu trabalho como governador antes da eleição. “Sou único candidato que a população pode fazer um “Test Drive” antes de escolher”, comparou.

PMDB
            O vice-governador destacou a importância do apoio do PMDB, mesmo com a possibilidade do senador Garibaldi Alves optar por outra candidatura e disse que confia na palavra do deputado Henrique Alves. “Eu quero apoio de todo jeito. Até pela metade”. 

Wilma

“Wilma é a candidata do PSB e eu voto nela”. Foi o que disse o vice-governador quando questionado se Wilma de Faria era sua candidata ao Senado. Para justificar seu voto, Iberê apontou merecimento. “Não voto em Wilma porque pode ser melhor para mim, voto nela porque sei que ela é a melhor para o Rio Grande do Norte”, afirmou.

Presidência
Iberê confirmou o apoio ao candidato do presidente Lula. “Por tudo o que o presidente fez pelo Rio Grande do Norte, seria incoerente se não apoiássemos seu candidato”.
Foto: Alberto Leandro
fonte;assessoria

Seguidores